Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

CRCPR cria cadastro de contabilistas para orientar ONGs

Iniciativa faz parte do projeto Serviços e Cidadania, do IRPC

Dando continuidade à parceria que firmou com o Instituto Rede Paranaense de Televisão e Gazeta do Povo (IRPC), o CRCPR está iniciando o cadastramento de contabilistas que possam doar um pouco do seu tempo à orientação de entidades que fazem um trabalho social reconhecido, mas encontram dificuldades de gestão e contábil-financeiras. Explica o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, que muitas entidades têm enormes dificuldades na busca de recursos públicos, chegando a ficando impossibilitadas de pleitear esse apoio em função da falta de organização administrativa e principalmente de escrituração contábil e fiscal e prestação de contas corretas.

?É um trabalho tranqüilo e gratificante, pois a maioria dos problemas das ONGs é de fácil solução para o profissional contábil; basta um pouco de atenção e espírito social. Além do mais, estamos sempre orientando essas entidades a ter um contabilista responsável, inclusive remunerando-o e eis aí uma boa oportunidade de mercado?, diz o superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo.

Primeiro cadastrado, já fazendo atendimento à ONG ?Um Lugar ao Sol?, que fica no bairro Xaxim, em Curitiba, o contador José Eduardo Araujo confirma que essas entidades, geridas por voluntários, enfrentam muitos problemas. As pessoas possuem competência indiscutível na parte social, na vontade e iniciativa para que as coisas dêem certo, falta porém informação e preocupação quanto a aspectos formais, administrativos, legais e de controle de recursos.

A prestação de contas dos recursos, recebidos por doação ou por outra forma, é um dos principais entraves das entidades. Para deslanchar suas atividades, as entidades precisam regularizar a sua contabilidade, recomenda o diretor do CRCPR, Gerson Borges de Macedo.

Interessados em participar, acessar o Cadastro de Contabilistas Voluntários/Cidadania e Serviços, no site www.crcpr.org.br a partir da semana que vem.

Projeto visa a fortalecer ações de cidadania

O Instituto RPC, que integra a Rede Paranaense de Comunicação e a Gazeta do Povo, criou o portal Serviços e Cidadania para promover o voluntariado e a responsabilidade social por meio da articulação de parcerias com profissionais liberais, empresas e entidades de classe. A classe contábil participa por meio do CRCPR.

As ONGs podem solicitar apoio nas áreas de gestão (planejamento estratégico, apoio jurídico, apoio contábil-financeiro, gestão de pessoas, gestão de voluntários, elaboração de projetos e avaliação e monitoramento) e comunicação (planejamento de comunicação, criação de site institucional, campanha de divulgação, identidade visual e traduções). Os contabilistas podem ajudar no apoio contábil-financeiro e de gestão.

?[Essa é] uma proposta arrojada e inovadora, que somente o Instituto RPC e a RPC não teriam fôlego para levar adiante. Por isso, desde o seu início, este foi um projeto pensado como uma grande rede social?, explica Mariano Lemanski, presidente do Instituto e vice-presidente da RPC.

O portal também oferece espaço para divulgação do trabalho das ONGs, como os ?Classificados Sociais?, que reunem ofertas de permutas, solicitação de recursos materiais e financeiros e disponibilidade de itens para doação. Cada ONG pode fazer até duas solicitações por ano, sendo que o Instituto RPC fica encarregado de identificar e indicar o prestador de serviços cadastrado, que fará o atendimento conforme a disponibilidade. ?Nossa tarefa é contribuir para a profissionalização da gestão e promover a sustentabilidade das organizações que promovem a defesa dos direitos, a valorização humana, a inclusão social e a cidadania?, ressalta a diretora executiva do Instituto RPC, Clarice López de Alda.

Segundo o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, deve haver uma grande demanda das ONGs por orientação na área contábil e financeira, principalmente no que tange à prestação de contas de recursos públicos repassados a essas entidades. O vice-presidente do CRCPR João Gelásio Weber acredita também que apesar do projeto do Instituto RPC envolver profissionais e entidades de várias áreas, a necessidade de orientação sobre a questão contábil, por parte das entidades sociais, fará com que o voluntariado dos contabilistas seja destaque na parceria. Conheça melhor o projeto no link www.rpc.com.br/instituto/servicos; pelo telefone: (41) 3321-5083 ou pelo e-mail servicosecidadania@rpc.com.br


O contador José Eduardo Araujo é o primeiro cadastrado, já fazendo atendimento à ONG ?Um Lugar ao Sol?, que fica no bairro Xaxim, em Curitiba.