CRCPR cria a Comenda Gralha Azul

Reunião Plenária

Na última reunião plenária, dia 18 de maio, a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, anunciou a proposta de criação do prêmio Comenda Gralha Azul. A premiação será entregue a cada dois anos, sempre a uma mulher, durante o Encontro Paranaense da Mulher Contabilista, que este ano será realizado no SESC Caiobá, em 20 e 21 de setembro.

A Comenda Gralha Azul é um reconhecimento destinado a mulheres cuja atuação tenha conquistado notório destaque no Paraná por serviços prestados à classe contábil e à sociedade em geral, sejam ou não, profissionais da contabilidade.

O projeto foi apresentado pela presidente do CRCPR por meio da resolução nº 722/2012, aprovada por unanimidade pelo plenário. Para Lucélia, a homenagem serve de estímulo para que outras mulheres reflitam sobre suas conquistas e sobre o que ainda podem alcançar. As contempladas serão eleitas pela comissão organizadora do evento em questão, a partir de indicações da própria comissão e de entidades da classe contábil. As indicações podem ser realizadas até 30 dias antes da data da realização do encontro, por meio de ofício acompanhado de breve currículo da candidata e descrição do feito em evidência.

Posse - E por falar em mulheres de destaque, outro ponto alto da reunião plenária foi a participação da contadora Simone Glaci Ramos, empossada na ocasião como coordenadora da Sub-comissão da Mulher Contabilista do Litoral do Paraná. Ela foi apresentada oficialmente aos conselheiros por Lucélia e, em seguida , as duas assinaram o termo de posse.

Novas funcionárias - A presidente também apresentou Renata De Paula Mateus e Rayza Maiczak Cardoso, aprovadas no último concurso público do CRCPR e recém-contratadas como assistentes de fiscalização.

No dia anterior, ocorreram as reuniões das câmaras que compõem o CRCPR. A vice-presidente, Elizangela de Paula Kuhn, informou aos demais conselheiros que integram a Câmara de Ética e Disciplina sobre as mudanças relativas aos procedimentos da fiscalização “in loco”. A partir deste ano, ao identificar alguma anormalidade nas escriturações contábeis, os profissionais serão notificados a regularizar as atipias – diferente do que ocorria anteriormente. O aumento significativo do número de denúncias contra profissionais da contabilidade tem chamado a atenção. Nos quatro primeiros meses de 2012, foram registradas 30 denúncias - número ligeiramente menor que o total de denúncias recebidas durante todo o ano passado, 38. A câmara julgou um total de 48 processos, abertos tanto por motivo de denúncias como por desdobramentos da fiscalização.

Câmara de Ética e Disciplina

Câmara de Fiscalização

Na Câmara de Fiscalização, os conselheiros julgaram, ao todo, cinco processos. Casos de irregularidades que envolvam empresas não contábeis, bem como a participação de leigos, ficam sob responsabilidade da Câmara de Fiscalização.

Já na Câmara de Desenvolvimento Regional, o vice-presidente Mauro Luís Moreschi definiu junto aos demais conselheiros uma forma levar a conhecimento público o trabalho dos delegados e macrodelegados do Conselho. Será criado na Folha do CRCPR um espaço destinado à apresentação dos mesmos, por meio de um breve perfil que conterá informações sobre o trabalho que desenvolvem em prol da classe contábil.

Desenvolvimento Regional

Câmara de Registro

Os conselheiros que compõem a Câmara de Registro avaliaram a participação do vice-presidente João Gelásio Weber, da conselheira Márcia Cristina de Almeida e do gerente da Divisão de Registro, Adilson Castro, no treinamento ocorrido no CFC, nos dias 3 e 4, em Brasília. Destaque para a utilização do Sistema de Processo Eletrônico de Registro (SPER).

Em sua reunião, a Câmara de Controle Interno verificou os controles internos e documentos do CRCPR relativos ao mês de abril de 2012. O vice-presidente Antônio Augusto Godoi de Oliveira informa também que o CRCPR está sendo auditado em relação à gestão do exercício de 2011, por uma empresa independente, a HLB Audilink Auditores e Associados. O auditor é o contador Ronaldo Alberto Daudt.

Câmara de Controle Interno

Conselho Diretor

Realizaram reunião também a Câmara de Desenvolvimento Profissional, que avaliou a programação de cursos dos programas de educação continuada; Câmara Técnica, que definiu mudanças no site no CRCPR para facilitar a divulgação e acesso a estudos; e do Conselho Diretor que debateu grande número de questões relacionadas à administração interna do CRCPR, participação em eventos e representação geral da classe contábil.

Câmara Técnica