CRCPR convoca profissionais da contabilidade para a Eleição 2013

Os profissionais da contabilidade deverão votar exclusivamente via internet, pelo sistema eletrônico informatizado, no site do CRCPR, a partir da 0h00min do dia 19 e novembro até às 20h do dia 21 do mesmo mês. O edital que convoca contadores e técnicos em contabilidade em exercício no Paraná a participar da eleição para a renovação de 2/3 do plenário do CRCPR foi publicado nesta segunda, 7, no Diário Oficial do Paraná (páginas 24 e 25) e no jornal Gazeta do Povo (pág. 13 do caderno Vida Pública).

Clique aqui e acesse o edital

Chapa única concorre à eleição do CRCPR, formada por lista fechada, da qual constam 18 candidatos a membros efetivos e igual número de suplentes. Desses profissionais, 1/3 tem formação técnica em contabilidade e 2/3 possuem o bacharelado em Ciências Contábeis. Esses percentuais são definidos em resoluções próprias dos conselhos de contabilidade.

O voto - secreto, direto e pessoal – é obrigatório a todos os profissionais, contadores e técnicos em contabilidade, com registro definitivo originário e definitivo transferido. A participação na eleição só é facultativa aos portadores de registro provisório e àqueles que tiverem 70 anos completos até o dia 19 de novembro de 2013.

De acordo com o edital, o eleitor deve estar em dia com suas obrigações perante o CRCPR quanto a débitos de qualquer natureza. Quem deixar de votar sem causa justificada estará sujeito à multa no valor previsto na Resolução CFC nº 1.436/13 e suas alterações.

Contabilistas com registro ativo receberão oportunamente as instruções para a votação, que estarão disponíveis também nos sites do CRCPR (www.crcpr.org.br) e do Conselho Federal de Contabilidade (www.cfc.org.br).

Renovação – Das vagas a serem renovadas por membros efetivos, 18 no total, 12 serão preenchidas por bacharéis em Ciências Contábeis e seis delas por técnicos em contabilidade. A regra é a mesma para os 18 membros suplentes da chapa.

Os eleitos cumprirão mandato de quatro anos, com início em 1º de janeiro de 2014 e término em 31 de dezembro de 2017.

O processo eleitoral é regido pela Resolução CFC nº 1.435/13 e o Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade, aprovado pela Resolução CFC nº 1.370/11.

O edital prevê a nulidade da votação quando realizada em dia, hora e local fora do previsto, ou ainda se ocorrer vício de fraude, coação ou falsidade que comprometa a imparcialidade e a segurança do processo.

Tome nota:

O QUÊ: ELEIÇÕES 2013 DO CRCPR

DATA: de 19/11/2013 a 21/11/2013.

HORÁRIO: da 0h00min do dia 19/11/2013 até às 20h do dia 21/11/2013.

LOCAL: exclusivamente via internet.