A Divisão de Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade de Paraná (CRCPR) concluiu, em setembro, a fase de visitas de fiscalização na região de Maringá. A ação faz parte do Projeto de Fiscalização das 100 Maiores Empresas do Paraná, iniciado em junho deste ano. A iniciativa tem o objetivo de promover maior aproximação da autarquia com a classe contábil do Estado, garantir à sociedade a execução de serviços dentro dos parâmetros éticos e das normas contábeis, esclarecer ao empresariado a importância de utilizar a contabilidade como um sistema de informação relevante para o seu negócio e valorizar o trabalho do profissional da contabilidade.
Em Maringá e nas regiões próximas, foram visitadas as empresas Rodovias Integradas do Paraná S/A – Viapar, Unimed Reg. Maringá Cooperativa de Trabalho Médico, Usina de Açúcar Santa Terezinha Ltda e Grupo Empresarial, Credicoamo Crédito Rural Cooperativa e Coamo Agroindustrial Cooperativa. Os profissionais da contabilidade receberam o CRCPR que realizou a verificação da elaboração de escrituração contábil, das demonstrações contábeis, do perfil dos executores da escrituração contábil, de Declaração Comprobatória de Rendimentos (DECORE), e de exigências estabelecidas pela NBC PG 12 (Educação Profissional Continuada). Também foram fornecidas informações sobre ética, questões sobre o dia-a-dia e o exercício da profissão, como funcionam as comissões do CRCPR, dentre outras.
"As empresas passaram normalmente pelo processo de fiscalização eletrônica, a Fisc-e, como ocorre com todas as demais,e depois receberam a vista de membros da nossa equipe de inspetores fiscais", esclarece a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina,Elizangela de Paula Kuhn.
O projeto abrange as empresas listadas no ranking elaborado pela revista "Amanhã” em parceria com a PWC (http://www.amanha.com.br/500maiores/).
Visita Delegacia Campo Mourão
No mesmo período, o inspetor fiscal do CRCPR que realizou as fiscalizações, Marcos Euclides Alves, reuniu-se com o Delegado do CRCPR, da Delegacia Regional de Campo Mourão, José Vilmar Rodrigues de Macedo. Na reunião, foram avaliadas eventuais necessidades da Delegacia com relação à fiscalização e assuntos pertinentes sobre a área.