CRCPR começa a digitalizar documentos.

?Nossa maior preocupação na Câmara de Registro este ano concentra-se na digitalização dos documentos do setor?, informa o vice-presidente de Registro do CRCPR, João Gelásio Weber. O trabalho, que exigiu investimento na compra de equipamentos como scanners e softwares, além de treinamento de pessoal, começou essa semana.

O CRCPR possui entre 700 mil e 800 mil documentos acumulados com informações sobre os profissionais que fizeram registro no Conselho. Esse volume aumenta diariamente. ?Com essa iniciativa vamos ter facilidade e rapidez de consulta, maior segurança nas informações, liberação de espaço ocupado por grande número de arquivos em papel?, argumenta o conselheiro do CRCPR.

A digitalização inicia pelos documentos atuais, pois são os que tendem a ser os mais consultados, informa o chefe do setor de Registro Juarez Cesar de Carvalho. Mas a meta é avançar progressivamente inserindo até os mais antigos no sistema. Os documentos referentes a processos de registro de pessoa física e organizações contábeis são todos guardados, ocupando hoje um espaço considerável no CRCPR.

A digitalização é uma tendência e uma necessidade hoje em órgãos púbicos e empresas. A própria contabilidade está se tornando digital, aposentando o papel. Por força dessa tendência é que o governo federal aprovou Medida Provisória instituindo a Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, com poderes para formar no país a Cadeia de Certificação Digital destinada a "garantir autenticidade, integridade e validade jurídica de documentos em forma eletrônica, das aplicações de suporte e das aplicações habilitadas que utilizem certificados digitais, bem como a realização de transações eletrônicas seguras".

Da esquerda: Juarez Carvalho, chefe do setor de Registro; João Gelásio Weber, vice-presidente da Câmara de Registro; Valmir Correia dos Santos, funcionário do setor; e Gerson Borges de Macedo, diretor Superintendente do CRCPR