CRCPR bate em outubro meta anual de atualização profissional
O balanço parcial de participantes dos cursos e palestras do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) em 2015 não poderia ser mais positivo. Até o dia 31 de outubro, mais de 21 mil profissionais já haviam participado dos cursos e palestras promovidos pela autarquia em todo o Paraná e transmitidos ao vivo pela internet.
"Nossa meta para o ano todo era de 17 mil participantes, mas tivemos a grata satisfação de, faltando ainda dois meses para encerrar o ano, ter 23,5% mais participantes do que o programado", comemora Elizangela de Paula Kuhn, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR. "Esses números são resultado de um belo trabalho desenvolvido pela equipe da casa, abrangendo desde a organização do calendário, o espaço físico, a identificação de temas relevantes para a classe contábil, a busca por palestrantes altamente qualificados e até mesmo o uso da tecnologia", destaca a presidente do CRCPR, Lucelia Lecheta. "O foco no desenvolvimento profissional foi uma das principais marcas dos meus dois mandatos e estou muito orgulhosa de ter meu nome vinculado a esse legado", diz.
Atualizações do ICMS Paraná com Ênfase no Bloco K é o último tema das rotas dos cursos presenciais de 2015, com o palestrante Nikolas Duarte Nascimento Lima Rosa. Conceituado consultor da área tributária, o bacharel em Ciências Econômicas, especialista em Direito Tributário, professor e redator em diversas instituições de ensino presta consultorias tributárias a empresas e entidades como os CRCs do Paraná e Santa Catarina e Sescap-PR na área de tributos diretos e indiretos, tendo como especialidade os tributos estaduais, municipais e IPI. Somente na primeira semana de novembro, ele já fez seis apresentações, em Paranaguá, São José dos Pinhais, Curitiba, Araucária, Campo Largo e Castro.
Paranguá, 04/11
São José dos Pinhais, 04/11
Curitiba, 05/11
Araucária, 05/11
Campo Largo, 06/11
Castro, 06/11
Educação Profissional Continuada
A Educação Profissional Continuada (EPC) é a atividade formal e reconhecida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que visa manter, atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais, as habilidades multidisciplinares e a elevação do comportamento social, moral e ético dos profissionais da contabilidade como características indispensáveis à qualidade dos serviços prestados e ao pleno atendimento das normas que regem o exercício da profissão contábil. Suas regras estão estabelecidas na Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) PG 12, editada em novembro de 2014, que determina, entre outras providências, que a partir do ano que vem todos os responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis de empresas reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pelo Banco Central do Brasil (BCB), pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), ou que sejam consideradas de grande porte, têm de cumprir a EPC.
Para contribuir com a pontuação dos profissionais elegíveis no Paraná, aconteceram em outubro e novembro no CRCPR dois cursos que somaram pontos para a EPC.
O primeiro, IFRS e a Lei 12.973, foi ministrado no dia 23 de outubro em Curitiba pelo conselheiro do CRCPR, professor Laudelino Jochem, que está percorrendo todo o Brasil com este curso, sob a organização da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon). Os 110 participantes tiveram acesso às mais atualizadas informações sobre o processo de convergência da contabilidade internacional e puderam discutir políticas contábeis e estrutura conceitual e características qualitativas, redução ao valor recuperável de ativos (impairment), além de questões relativas a estoques, ativo imobilizado e intangível, propriedade para investimento, provisões, passivos e ativos contingentes, arrendamento mercantil, ajuste a valor presente, ativo biológico e produto agrícola e receitas e contratos de construção.
Os 110 participantes tiveram acesso às mais atualizadas informações sobre o processo de convergência da contabilidade internacional.
O professor Laudelino Jochem está percorrendo todo o Brasil com este curso, sob a organização da Abracicon.
O segundo, ministrado pelos professores Wilson Alberto Zappa Hoog e Everson Luiz Breda Carlin no dia 6 de novembro, teve como foco os processos de valuation para fins de fusão, aquisição, alienação e apuração de haveres. Com a participação de contadores, auditores e também advogados, o curso abrangeu os seguintes temas: as razões para se fazer valuation, aspectos societários das empresas, a importância da contabilidade e da auditoria due diligence e os principais métodos de avaliação de empresas.
Os participantes de cada um dos cursos somaram oito pontos na EPC.
Os professores Wilson Alberto Zappa Hoog e Everson Luiz Breda Carlin falaram sobre processos de avaliação de empresas (valuation).
O livro Valuation - Manual de Avaliação, Teoria e Prática foi lançado antes do início do curso, no dia 6.