O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) publicou a revisão anual do seu Plano de Logística Sustentável (PLS), que documenta os resultados decorrentes de ações realizadas em 2021-2022, e o planejamento para 2022-2023. O impacto desse trabalho apresenta-se com a melhoria em diversos indicadores nos últimos dois anos. Comparando o ano de 2021 com o de 2019, nota-se uma significativa redução do uso de recursos, principalmente de papel (-38%), energia elétrica (-35%) e água (-13%).

Para conferir a atualização do documento com todos os resultados e ações previstas, realizada pela Comissão Permanente de Sustentabilidade do CRCPR, clique aqui

"Para mim, é motivo de orgulho observar que a entidade vem atuando num crescente contínuo na implementação de práticas e políticas que fortalecem o nosso comprometimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que integram o Pacto Global da ONU. A elaboração e constante revisão deste Plano é, inclusive, uma delas.", explica o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.
"A edição 2022/2023 do nosso PLS demonstra, de maneira inequívoca, o quanto já evoluímos como instituição quanto à conscientização de que os recursos naturais são finitos e devem ser utilizados com zelo e parcimônia, contribuindo para o crescimento econômico, mas sem deixar de lado a preocupação com a conservação e manutenção da diversidade de tais recursos, como meio de assegurar a sobrevivência e a qualidade de vida no planeta. O documento é também uma ferramenta de transparência e governança, pois, ao mesmo tempo em que presta contas quanto ao que já conquistamos, estabelece metas a serem cumpridas, dentro de um processo de melhoria constante", conclui o presidente.

Além da melhoria nos processos de coleta de lixo e das ações de redução do consumo de água, energia e outros materiais, a Comissão realizou diversas ações de conscientização aos funcionários, colaboradores e público externo, instruindo com palestras, treinamentos, cartazes orientativos, e-mails marketing e outras ações de comunicação interna e externa, com foco na educação socioambiental e no consumo consciente. O CRCPR também tem trabalhado no desenvolvimento de seus processos de Compras e Licitações, para que se adéquem às melhores práticas de sustentabilidade do mercado, bem como sua estrutura física para o uso inteligente dos recursos naturais e reutilização, quando possível. Assim, nas especificações de compras, são requeridos produtos que tenham menor impacto sobre recursos naturais como flora, fauna, ar, solo e água; é dada preferência por materiais de origem local; requisitada maior eficiência na utilização de recursos como água e energia em obras ou equipamentos, assim como maior vida útil e menor custo de manutenção do bem e da obra; e também requerida a origem ambientalmente regular dos recursos naturais utilizados nos bens, serviços e obras adquiridos e contratados. A entidade trabalha ainda na análise da possibilidade de, nos próximos anos, realizar contratação de empresa para aquisição e instalação de painéis de energia solar fotovoltaica na sede, em Curitiba.

Comissão Permanente de Sustentabilidade do CRCPR

Em 4 de junho de 2019, foi publicada a Portaria nº 35 (alterada pela Portaria nº 52 de 2022), que instituiu a Comissão Permanente de Sustentabilidade do CRCPR, com a finalidade de elaborar e implantar as práticas de sustentabilidade socioambiental e racionalização do uso de materiais e serviços, ratificando e normatizando ações e, assim, desenvolvendo e administrando o PLS do CRCPR. A Comissão, formada por funcionários multidisciplinares do CRCPR, publica anualmente o relatório de acompanhamento do PLS, com ações desenvolvidas e metas alcançadas. A Comissão atualiza continuamente o inventário de bens e materiais do CRCPR, identificando similares de menor impacto ambiental para substituição; revisa práticas de sustentabilidade e de racionalização do uso de materiais e serviços; e realiza ações de divulgação, conscientização e capacitação.

PLS

O PLS é uma ferramenta de racionalização de gastos e de processos administrativos que objetiva uma atuação socioambiental em conformidade com boas práticas e legislações específicas. O PLS do CRCPR foi elaborado com a finalidade de estabelecer a implantação e a melhoria contínua de práticas do CRCPR, alinhado à visão estabelecida no Planejamento Estratégico do Sistema CFC/CRCs (aprovado pela Resolução CFC nº 1.543/2018), a qual objetiva  que o Sistema seja "reconhecido como uma entidade profissional partícipe no desenvolvimento sustentável do País e que contribui para o pleno exercício da profissão contábil no interesse público”.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.