Atento as divulgações da imprensa nos últimos dias sobre profissionais e organizações contábeis investigados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), no âmbito de suas funções, busca informações sobre a possível participação dos profissionais e organizações e avalia irregularidades no uso de suas atribuições contábeis.

O CRCPR solicitou às autoridades cópias dos processos instaurados nos quais apura-se indícios dos crimes. As divulgações da mídia, referem-se às investigações do Gaeco, em Curitiba, como a Operação Óxido, que apura ilícitos como sonegação fiscal, falsidade documental e lavagem de dinheiro; e a Operação Patrulha do Campo, que investiga irregularidades em licitações, crimes de lavagem de dinheiro e obstrução da justiça. O Grupo também investiga, em Ponta Grossa, crimes de falsidade ideológica, fraudes a licitação e crimes contra a ordem tributária.