Mais uma vez atento às divulgações da imprensa, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), no âmbito de suas funções, busca informações sobre profissionais da contabilidade e organizações investigados na “Operação Mendacius” e avalia irregularidades no uso de suas atribuições contábeis.

A operação, conduzida pela Polícia Federal e Ministério Público Federal, investiga profissionais da área de contabilidade e advocacia, escritórios de consultoria e empresas privadas, envolvidos em esquema de fraude contra os cofres públicos da União em compensações e/ou reduções de tributos e contribuições federais, decorrentes, por exemplo, de dados inseridos na Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF).

A operação conta com a participação de auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal, que estão cumprindo, juntamente com equipes da Polícia Federal, entre outras medidas judiciais, mandados de busca e apreensão expedidos pela 14ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, em endereços residenciais e comerciais dos envolvidos, em Curitiba. Dentre os investigados detidos neste mês constam profissionais da contabilidade.

O CRCPR solicitou às autoridades cópias dos processos instaurados nos quais apura-se indícios dos crimes e avaliará o caso.

Fonte: Receita Federal