CRCPR apresenta seu Balanço Socioambiental de 2015

O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná acaba de publicar, em seu Portal da Transparência, o Balanço Socioambiental de 2015 - documento que apresenta os principais projetos e realizações nas áreas de Gestão Institucional, que fala da visão, missão, valores, história e parcerias; Gestão de Pessoas, que trata da filosofia e diretrizes de recursos humanos; Gestão de Registro, Fiscalização e Educação Continuada, suas áreas principais; Gestão de Responsabilidade Socioambiental, que descreve iniciativas que demonstram a preocupação com o meio social e ambiental; e o Balanço Socioambiental em Dados com as demonstrações contábeis: Demonstração do Valor Adicionado (DVA), Indicadores do Resultado Operacional e Social, Indicadores dos Benefícios Sociais à Comunidade e indicadores de satisfação dos funcionários e da classe contábil.

"Influenciando na formação das competências e das habilidades dos profissionais da contabilidade" é o tema dessa edição, que tem 127 páginas. O BS é uma prestação de contas à sociedade - e, especialmente, à classe contábil, quanto à aplicação dos recursos que arrecada e administra, explica o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni de Mello.

Criado pelo Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946 - alterado pela Lei nº. 12.249/10, o CRCPR é uma autarquia federal da administração indireta. Sua missão é "promover o desenvolvimento da profissão contábil, primando pela ética e qualidade na prestação dos serviços, atuando como fator de proteção da sociedade". Em 2015, o CRCPR era presidido pela contadora Lucelia Lecheta, primeira mulher a dirigir a entidade. Responderam também pelo Conselho Diretor:

Marcos Sebastião Rigoni de Mello (vice-presidente de Administração e Finanças), Fernando Antônio Borazo Ribeiro (vice-presidente de Controle Interno), Sandro Di Carlo Teixeira (vice-presidente de Registro), João Gelásio Weber (vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Elizangela de Paula Kuhn ( vice-presidente de Desenvolvimento Profissional), Mirandi José Bonissoni (vice-presidente de Desenvolvimento Regional), Narciso Doro Junior (vice-presidente de Relações Sociais), Moisés Antônio Bortolotto (vice-presidente da Câmara Técnica.

Veja aqui o documento.