CRCPR apresenta programa Primeiros Passos

Comissão da Mulher

No último dia 12 de abril, o CRCPR realizou reuniões das Câmaras de Ética e Disciplina, Controle Interno, Registro, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Profissional, Câmara Técnica, Relações Sociais, Conselho Diretor e das comissões da Mulher e do Programa do Voluntariado da Classe Contábil. No dia 13, pela manhã, aconteceu a reunião plenária com a participação dos conselheiros efetivos e convidados.

Um ponto alto da plenária foi a apresentação do Programa Primeiros Passos, direcionado a estudantes de contabilidade e profissionais recém-registrados, prevendo visitas a cursos de ciências contábeis e a novos escritórios estabelecidos no Paraná, a fim de orientar os estudantes e contabilistas sobre responsabilidade profissional, educação continuada, atuação das entidades contábeis e o papel da fiscalização, entre outros assuntos.

Plenária de abril

Conselho Diretor

“O apoio e a influência do CRCPR na vida dos contabilistas vai começar bem antes do início da atividade profissional, já nos bancos escolares, em parceria com as instituições de ensino. O objetivo é disseminar o conhecimento das peculiaridades que regem a profissão e estimular um relacionamento ativo com o Conselho” – anuncia a presidente do CRCRPR, Lucélia Lecheta.

Lucélia foi enfática ao convocar os conselheiros a se engajarem plenamente no programa: “O CRC quer se aproximar dos alunos de contabilidade, técnicos e bacharéis que estão iniciando sua caminhada nesta profissão. Cabe a nós orientá-los sobre aspectos que influenciam direta ou indiretamente sua trajetória profissional e seu dia-a-dia” – frisou a presidente.

A orientação aos estudantes e novos contabilistas, para Lucélia, é um trabalho que refletirá positivamente não só no meio profissional e acadêmico, mas também na evolução da gestão das próprias entidades da categoria. “Devemos ter em mente que é desse universo de pessoas que sairão os próximos gestores tanto do CRCPR como das demais entidades contábeis num futuro próximo. É imprescindível que elas estejam preparadas para isso” – comentou.

O Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) foi outra importante temática abordada na plenária e na reunião da vice-presidência de Relações Sociais, dirigida pelo vice-presidente Armando Lira. A nova fase do PVCC no Paraná tem como foco a instrução dos contabilistas e estudantes para que possam esclarecer e sensibilizar clientes, empregadores e comunidade a respeito dos projetos sobre o programa, coordenado na região Sul pelo contador Maurício Gilberto Cândido.

Relações Sociais

Câmara de Ética e Disciplina

Reuniões de câmaras

No dia anterior, ocorreram as reuniões de câmaras. A Câmara de Ética e Disciplina avaliou um total de 19 processos, informa a vice-presidente Elizangela de Paula Kuhn. Além disso, discutiu as alterações na legislação acerca da forma de punição nos processos éticos disciplinares. Elizangela aproveitou a oportunidade para apresentar aos colegas os números da divisão no mês de março. Ela enfatizou as 1.245 ligações recebidas pela Câmara de Ética nesse período, as 403 visitas realizadas pelos fiscais do CRCPR e a lavratura de 259 autos de infração.

“A reunião dos delegados e macrodelegados do CRCPR, dia 16 de março, foi muito produtiva”, disse o vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Mauro Moreschi, fazendo um balanço do evento. Foi uma das pautas da sua reunião. Na Câmara Técnica, foi comentada a participação do vice-presidente Fernando Borazo Ribeiro, nas reuniões do Conselho Federal de Contabilidade, a fim de maximizar a representatividade e a defesa dos interesses do CRCPR na esfera federal. Foram ainda levantadas sugestões para uma possível repaginação do site do Conselho para aprimorar a navegabilidade do ambiente.

Desenvolvimento Regional

Câmara de Controle Interno

Já na Câmara de Controle Interno, os integrantes examinaram as contas do CRCPPR, analisaram balancetes, demonstrativos contábeis e demais documentos legais. Visitas da Divisão de Registro nos Escritórios e Delegacias do CRCPR, digitalização de documentos, concessão de registros, alterações, baixas e cancelamentos de registros e cadastros a profissionais e organizações contábeis foram assuntos da pauta da Câmara de Registro.

O vice-presidente Paulo Caetano falou das atividades da Câmara de Desenvolvimento Profissional, detendo-se na agenda de cursos. Duas novas turmas de cursos à distância foram iniciadas em março com 82 inscritos. Segundo ele, o programa de educação continuada do CRCPR prepara-se para lançar novos cursos presenciais – cerca de 70 – em pelo menos 35 cidades do estado. Entre os temas mais cotados destacam-se: lucro real, RTT e FCONT ou Simples Nacional e Escrituração Fiscal Digital – PIS/COFINS.

Desenvolvimento Profissional

Câmara Técnica