A equipe de Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) participou da segunda edição do Seminário de Fiscalização do Sistema CFC/CRCs, que aconteceu em Brasília, na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre os dias 26 e 27 de junho. No encontro, as inspetoras fiscais do CRCPR, Ana Paula Ambiel Gaigner e Luciana Cristina Correr, apresentaram casos de sucesso da Fiscalização do CRCPR.

Foram abordados o processo histórico da Fiscalização de Demonstrações Contábeis no Paraná, assim como os resultados alcançados com o inovador programa "Fiscal Digital CRCPR", que na forma de perfis oficiais nas redes sociais, visa auxiliar as atividades fiscalizatórias do Conselho, coletar informações sobre o oferecimento irregular de serviços contábeis, sendo ainda mais um canal para receber denúncias. Em 2023, o Fiscal Digital realizou 838 intervenções ativas e reativasTambém representaram o CRCPR no evento, os inspetores fiscais Manoel Marcelino Amaral e Marcos Euclides Alves

As inspetoras fiscais do CRCPR, Ana Paula Ambiel Gaigner e Luciana Cristina Correr, apresentaram casos de sucesso da Fiscalização do CRCPR, como o Fiscal Digital

Promovido pela Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o objetivo do seminário é capacitar profissionais do Sistema para atuarem na área de Fiscalização. Na abertura, a diretora-executiva do CFC, Elys Tevania, fez um breve histórico da implementação da governança nos setores público e privado do país, falou sobre a importância dessa prática na gestão do CFC, para a prestação de informações para a sociedade e como ela se relaciona com a fiscalização.

As atividades tiveram prosseguimento com a apresentação de diversos painéis. O primeiro abordou "Aspectos Fundamentais de Fiscalização de Auditorias Independentes", apresentado pelo coordenador do Grupo Técnico Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP) / Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Adriano Rezende Thomé. Na sequência, as apresentações abordaram os temas: “Desbloqueando seu potencial interior”, apresentado pela cofundadora da Eleva Gente e Gestão, Roberta Alves Monteiro; “Perícia contábil”, com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Erivan Ferreira Borges; e "Novidades do Manual de Fiscalização", publicado neste ano, com apresentação feita pela vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Maria de Carvalho Campo.

No segundo dia, os assuntos discutidos foram "Inteligência Artificial Generativa", com o palestrante Marcos Ramon Gomes Ferreira, professor no Instituto Federal de Brasília (IFB) e coordenador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Filosofia e Cultura; "Comunicações dos contadores ao COAF", com o diretor de Supervisão do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), Rafael Bezerra Ximenes de Vasconcelos; "Comunicação Assertiva", ministrado por Maria Mirtes Salles de Oliveira, coordenadora de treinamentos corporativos; e "Fiscalização de Entidades do Terceiro Setor", apresentado por Marcelo Monello, membro do Grupo de Trabalho que revisa a ITG 2002 – Entidades sem Finalidade de Lucros.

Representando o CRCPR no evento, os inspetores fiscais Manoel Marcelino Amaral, Ana Paula Ambiel Gaigner, Luciana Cristina Correr e Marcos Euclides Alves.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.