CRCPR apoia projeto que propõe educação tributária nas escolas
Responsável pelo Projeto Permanente de Cidadania nas Escolas, da Comissão de Direito Tributário da OAB-PR, o advogado Welington Luiz Paulo participou do encontro dos coordenadores e professores de cursos de Ciências Contábeis, nesta quarta-feira, 23, no CRCPR, falando sobre o sistema tributário brasileiro, objeto de muitas polêmicas, e incentivando os mestres da área contábil – o segmento que entende de finanças – a disseminar uma cultura nacional sobre o assunto nas escolas e conscientizar as futuras gerações.
Carga tributária elevada não é o principal problema do país, argumenta Welington, mas a má destinação dos recursos arrecadados. A meta do projeto é disseminar informações a respeito do nosso sistema tributário, tipos de tributos, os entes arrecadadores, finalidades, o peso dos impostos em diferentes mercadorias e serviços, leis, a importância de exigir nota fiscal com a discriminação dos impostos incidentes sobre o produto ou serviço o o que já pode ser cobrado, segundo a Lei 12741/2012.
Acredita-se que os professores e estudantes de contabilidade podem ser os maiores disseminadores da educação tributária no país. Por esta razão é que o Projeto Permanente de Cidadania nas Escolas busca a adesão desse público para levar apresentações do projeto, com cerca de 25 minutos, a escolas de segundo grau. Os voluntários passam por um treinamento antes das exposições aos estudantes.
A ideia foi desenvolvida em parceria com o Movimento a Sombra do Imposto, coordenado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), e tem entre seus principais apoiadores, além da própria Fiep, o CRCPR, Ampec Microtiba, Sicontiba, Sescap-PR, Fecopar, IBPT e Cidadão Alerta.
Para participar, escreva para welington@tmlp.adv.br.