CRCPR ao Vivo apresentou “Atualizações Trabalhistas – eSocial” nesta quarta (10)

Aconteceu às 9 horas desta quarta-feira (10), no auditório do CRCPR em Curitiba, a palestra Atualizações Trabalhistas – eSocial, apresentada pelo contador e consultor nas áreas trabalhista e previdenciária Emerson Costa Lemes, com 170 participantes presenciais e 650 links conectados pela internet em todo o Paraná.

Na abertura do evento, o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, saudou os presentes e participantes conectados ao CRCPR ao Vivo pela internet, ressaltando a importância da atualização profissional na área contábil, lembrando que ainda dá tempo de se inscrever para participar do maior evento da classe contábil do país, o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade e agradecendo aos participantes presenciais pelas doações de alimentos. “Nunca é demais lembrar o quanto é importante para nós, contabilistas, participarmos de cursos e palestras para nos mantermos atualizados, capacitando-nos para prestar serviços da melhor qualidade a nossos clientes. É por isso que reitero o convite a todos para participar do maior evento

da classe contábil do país, o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que acontecerá de 11 a 14 de setembro na capital do Ceará, Fortaleza. Aproveito a oportunidade para convidá-los a participar também da palestra motivacional “Vitória”, que apresentaremos aqui em Curitiba no dia 22 de setembro, das 9 às 11 horas, em comemoração ao Dia do Contador. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no nosso site”, disse.

Emerson Costa Lemes iniciou a palestra comentando um recente levantamento do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo – SESCON-SP, segundo o qual apenas cerca de 4% das empresas clientes dos 500 contabilistas entrevistados estão realmente prontas para implantar 0 eSocial do eSocial, embora o cronograma oficial preveja que as organizações com faturamento superior a R$ 78 milhões em 2014 estejam obrigadas à adequação a partir de setembro desde ano. “Mas já se fala em prorrogar esse prazo”, disse.

Lemes lembrou também que a adequação ao eSocial envolve todas as áreas das empresas, não apenas o

Departamento Pessoal: “Por exemplo: o setor de Saúde e Segurança no Trabalho. Nem todo mundo está ciente, mas apenas o empregador doméstico está dispensado de ter um programa de prevenção de riscos de acidentes de trabalho. Toda empresa é obrigada a ter um PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – e um PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, mas a gente sabe que essa não é a realidade do mercado”, admitiu. “O eSocial não vai fiscalizar se as empresas estão ou não cumprindo essa exigência do Ministério do Trabalho, mas vai requerer informações que se encontram nos laudos desses programas, e assim acontecerá também com as outras áreas das empresas”, esclareceu.

Apesar das dificuldades iniciais, na avaliação dele, o eSocial vai melhorar o fluxo de trabalho nas empresas e o relacionamento com o governo, uma vez que muitas informações que hoje em dia precisam ser reportadas a vários órgãos públicos estarão reunidas em um único banco de dados, eliminando trabalhos em duplicidade. Outro ponto positivo por ele destacado é que “não haverá um software específico para prestar as informações, como ocorre com o eSocial dos domésticos”. Segundo ele, as informações serão inseridas diretamente no banco de dados da Receita Federal.

Solidariedade

A conselheira do CRCPR e membro da Comissão do Programa de Voluntariado da Classe Contábil do Paraná (PVCC), Jéssica Dallagrana, realizou a doação simbólica dos alimentos arrecadados a título de inscrição solidária na palestra.“Duas grandes frentes de atuação do PVCC aqui no Paraná são a apresentação de palestras sobre educação financeira para famílias carentes e a arrecadação de donativos junto aos participantes de eventos do CRCPR para destinação a entidades assistenciais. Convido a todos os presentes e aos que nos assistem pela internet a intensificarem seus gestos de cidadania, cadastrando-se como contabilistas voluntários no PVCC, utilizando o link disponível no site do CRCPR”, incentivou. A seguir, convidou o Pastor Mauro, diretor da entidade Associação Missão Reconstruir, de Agudos do Sul, para receber os alimentos arrecadados. “Nossa entidade se dedica a ajudar ex-dependentes químicos, de álcool e drogas, a reconstruir suas vidas. A dependência dessas substâncias é um mal devastador que está presente em todo o mundo e não escolhe gênero, cor, credo ou classe social. Muitas das pessoas que sofrem com esse mal só precisam de uma mão amiga para dar força no seu processo de reabilitação e é isso o que fazemos na nossa instituição. Saibam que os alimentos que vocês doaram hoje vão matar a fome de muita gente”, informou.