CRCPR ao Vivo apresenta palestras sobre IRPF 2016 e procedimentos contábeis e fiscais para encerramento de balanços

Estão programadas para o mês de março as palestras “Imposto de Renda Pessoa Física - Passo a Passo”, dia 8, e “Procedimentos Contábeis e Fiscais para Encerramento de Balanços”, dia 17, ambas no auditório do CRCPR, no horário das 9 às 12h. Estarão disponíveis mil inscrições online e 400 presenciais para cada palestra. Os participantes presenciais deverão trazer dois quilos de alimentos não-perecíveis no dia do evento. As arrecadações serão doadas a entidades beneficentes.

Serão transmitidas pelo CRCPR ao Vivo para todo o Paraná, dando oportunidade de participação àqueles que não têm como se deslocar até a sede do CRCPR, em especial os contabilistas do interior do estado. Essa modalidade de evento permite inclusive que várias pessoas assistam à palestra em um telão ou TV conectada a um computador.

O vice-presidente executivo da Academia Brasileira de Direito Constitucional, Luciano Bernart, doutorando em Direito Tributário Internacional pela Universidade de Munique, será o instrutor da palestra Imposto de Renda Pessoa Física Passo a Passo.

Programa:

1. Introdução
1.1 Metodologia
1.2 Noções acerca do imposto sobre a renda
1.2.1 Importância mundial
1.2.2 Obrigação de pagar X obrigação de declarar
1.2.3 Elementos indispensáveis à existência do IR

2. Contribuintes
2.1 Pessoas físicas e capacidade
2.2 Domicílio
2.2.1 Brasil
2.2.2 Exterior
2.3 Sociedade conjugal
2.4 Espólio
2.5 Isentos

3. Responsáveis

4. Obrigações acessórias
4.1 Inscrição no cadastro de pessoas físicas (CPF)
4.2 Apresentação de declaração

5. Renda
5.1 Imune
5.2 Isenta
5.3 Tributável

6. Deduções
6.1 Dependentes
6.2 Pensão alimentícia
6.3 Despesas diversas e deduções

7. Prazo de recolhimento

8. Ganhos de capital
8.1 Isenção
8.2 Custo de aquisição e de alienação

Faça já sua inscrição e garanta sua vaga, clicando aqui.

Procedimentos Contábeis e Fiscais para Encerramento de Balanços

Apresentar as diferenças nos critérios de reconhecimento de receitas, custos e despesas entre o IFRS e a IN RFB 1515/2014, bem como as exigências para o conjunto completo das demonstrações contábeis com base na NBC TG 1000 e ITG 1000 e abordar as novas exigências da IN RFB 1594/2015 e IN RFB 1595/2015 são os objetivos da palestra “Procedimentos Contábeis e Fiscais para Encerramento de Balanços”, dia 17 de março. Será ministrada por Marcos Rebello, consultor na adequação às Normas Internacionais de Contabilidade; analista de custos empresariais, econômico-financeiro; professor visitante em cursos de pós-graduação e palestrante.

1. Introdução

2. Apresentação das Demonstrações Contábeis
2.1. Balanço Patrimonial
2.2. Demonstração do Resultado