CRCPR ao Vivo apresenta a palestra “Importadoras e exportadoras - aspectos contábeis e fiscais”, dia 24, às 9 horas

Marcada para o dia 24 de agosto, no horário das 9h às 12h, no auditório do CRCPR, a palestra "Importadoras e exportadoras - aspectos contábeis e fiscais", presencial (400 vagas) e online ( mil vagas) também conta três pontos para o Programa de Educação Continuada para auditor e será ministrada pela professora Tânia Cristina Pryplotski de Souza.

Programa:

1. Operações de importações: - Importação própria; - Importação por conta e ordem de terceiros e - Importação por encomenda
2. Regimes de tributação: - Lucro real, presumido e do Simples Nacional (custo/crédito)
3. Tributos incidentes na importação (fiscal):- I.I. IPI (vinculado), PIS/Pasep-importação, Cofins-importação, IOF, ICMS, AFRMM, taxa de utilização do Siscomex e do Mercante
4. Emissão de nota fiscal de importação: preenchimento e particularidades sobre NF-E complementar
5. Escrituração no Livro Registro de Entradas - LRE
6. Contabilização das operações de importação: - adiantamentos para importação;
- adiantamentos a despachante, - variações cambiais, registros de créditos tributários, registro de impostos na importação
7. Benefícios do ICMS concedidos pelos estados – guerra fiscal
8. Operações de exportações: - Exportação direta, - Exportação indireta (comercial exportadora/trading company)
9. Tributos incidentes na exportação e seus benefícios fiscais
10. Nota fiscal de exportação: aspectos do preenchimento
11. Contabilização das operações de exportação: adiantamentos de contratos de câmbio; variações cambiais; registro de impostos (créditos) na exportação
12. Operações pela empresa do SIMPLES NACIONAL: tributação na importação; tributação na exportação.

Inscrição solidária

Os participantes da modalidade presencial devem trazer, no dia do evento, cinco pacotes de bolacha Maria ou Cream Cracker para doação a entidades assistenciais cadastradas no CRCPR.

Clique aqui para se inscrever