Em continuidade ao trabalho de incentivo à ampliação da participação e envolvimento dos profissionais da contabilidade em geral nas atividades do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), especialmente daqueles que mesmo não fazendo parte do grupo de conselheiros eleitos que compõem o Plenário, mas que desejam contribuir para o desenvolvimento e valorização da profissão é um dos principais compromissos da gestão 2020-2021, sob a liderança do contador Laudelino Jochem, duas comissões técnicas tiveram recentemente a sua composição alterada.

A primeira foi a Comissão Especial de Valorização Profissional, que, segundo a Portaria CRCPR 019/2020, de 3 de março de 2020, passa a ser coordenada pela conselheira Elisete de Carvalho Bazzo e tem como membros integrantes, os conselheiros suplentes Armando Santos Lira, Jefferson José Marquezan e Juliana Bertol Guedes, bem como os profissionais contábeis Fábio Cordeiro dos Santos, Ricardo Antônio Assolari, Rosângela Bueno de Godoi e Roseli de Souza Ruiz.

Já a composição da Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista, alterada pela Portaria CRCPR 020/2020, publicada na mesma data, passa a contar com a seguinte composição: Claudiomiro Rodrigues (coordenador), Alcemar Luiz Candiotto, Alcir Sebastião Ribeiro, Allan Lukas Jucovski, Devair Antonio Mem, José Ronkoski e Nelson Beltrame.

"Com essa nova formação, as comissões já estão aptas a dar início aos trabalhos e começar o planejamento dos eventos e ações que desenvolverão ao longo do ano", disse o presidente do CRCPR ao assinar as portarias.

Perícia Contábil e seus desdobramentos

Em vista da obrigatoriedade de cumprimento do Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC) para peritos contábeis, com o intuito de desenvolver ações para viabilizar aos profissionais desse segmento o cumprimento da pontuação anual, contribuindo para manter, atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais, habilidades multidisciplinares e  a elevação do comportamento social, moral e ético dos profissionais da contabilidade envolvidos nessas atividades, o CRCPR instituiu, por meio da Portaria nº 014/2020, o Grupo de Estudos voltado à Perícia Contábil e seus desdobramentos.

O propósito do grupo é realizar estudos e debates voltados à perícia contábil e seus desdobramentos, devendo submetê-los à Comissão de Peritos do CRCPR, inclusive, para fins de divulgação nos canais competentes. O grupo também promoverá encontros temáticos, periódicos, com carga horária de 40 horas anuais distribuídas em 10 (dez) eventos/ano, em formato que permita aos participantes pontuar para o cumprimento do PEPC-CFC.

"Os membros da Comissão de Peritos Contábeis do CRCPR divulgaram a ideia do grupo entre os profissionais que atuam nessa área e estamos em vias de fechar o número de participantes, que deverá ficar em torno de  25 a 30 pessoas. O critério para poder participar foi o profissional ter cumprido os requisitos do PEPC no ano anterior", explicou o vice-presidente de Adm. e Finanças do CRCPR, Roberto Marques de Figueiredo, que coordena a Comissão de Peritos Contábeis e também o Grupo de Estudos, conforme determina a portaria que o instituiu.