CRCPR abre fiscalizações em 41 municípios, em maio

Até o final do mês, o CRCPR terá realizado a abertura de fiscalização nas delegacias de Londrina, Arapongas, Ampère, Capanema, Lapa, Irati, Prudentópolis e Foz do Iguaçu, abrangendo um total de 41 municípios, 3.688 profissionais com registro ativo e 1.020 escritórios de contabilidade.

Nas cidades onde já ocorreram, as solenidades foram conduzidas pelo vice-presidente de Fiscalização, Jovane dos Santos Boges e o gerente de Fiscalização, Dirceu Zonatto. Em Londrina, a abertura foi dia 7 de maio, às 19h, no auditório do CRCPR, prestigiada por contabilistas e entre as autoridades o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR Paulo Caetano, o macrodelegado do CRCPR em Londrina e região Paulo Kazuo Yamamoto, o delegado do CRCPR Moinzés Aparecido Alves Ribeiro, o diretor superintendente do CRCPR Gerson Borges de Macedo e a presidente do Sincolon Daniele Frank. Em Arapongas, foi dia 8, na sede do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas, estando presentes o conselheiro do CRCPR Narciso Rastelli e o delegado do CRCPR Osvaldo Damião. Dia 21, na Associação dos Contabilistas de Irati, com a presença do macrodelegado do CRCPR Agnaldo Mocelin, delegado Cláudio Renato Trevisan e do presidente da Associação dos Contadores de Irati Antônio Javorski. Em Prudentópolis, dia 22, pela manhã, estavam na câmara municipal de vereadores, entre outras autoridades, o macrodelegado do CRCPR Agnaldo Mocelin e o delegado do CRCPR Marcelo Figueiredo. Na cidade da Lapa, a solenidade foi realizada dia 22, às 17h, no Teatro São João, prestigiada pelo delegado do CRCPR Salvador Meira e o conselheiro Carlos Thadeu Fedalto.

Estão programadas novas solenidades para o dia 28 de maio, às 8h, na sede do SINCOFOZ – Sindicato dos Contadores e Técnicos em contabilidade de Foz do Iguaçu, em Foz do Iguaçu; e dia 29, às 8h, na Associação Comercial e Empresarial de Capanema; e no mesmo dia ainda, às 15h, na câmara municipal de Ampère.

Somente a delegacia de Londrina – a maior do interior – tem 624 escritórios e 2.414 profissionais que atuam, além de Londrina, nos municípios de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraiso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Ibiporã, Irerê, Jataizinho, Lupionópolis, Miraselva, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Sertanópolis e Tamarana.

As solenidades têm a finalidade de apresentar o CRCPR - autarquia cuja missão é registrar e fiscalizar o exercício da profissão contábil -, projetos, a exemplo do Primeiros Passos com o CRCPR; programas, campanhas, ações, publicações e principalmente explicar os objetivos e procedimentos da fiscalização.

Documentos examinados pela fiscalização

:: Contrato Social e alterações contratuais do Escritório, em se tratando de Sociedade Contábil;
:: Alvará Cadastral expedido pelo CRCPR (RCI – quando Escritório Individual e CAD – quando Sociedade Contábil ou Empresa Individual);
:: Carteira de Identidade Profissional (sócios, titular e funcionários contabilistas);
:: Escrituração Contábil regular de todas as empresas sob a responsabilidade técnica do profissional fiscalizado (verificação do Livro Diário);
:: Análise das Demonstrações Contábeis quanto ao cumprimento das NBC´s e Princípios de Contabilidade.
:: Análise de declarações de rendimento (todas as Decores emitidas após a última fiscalização);
:: Análise dos contratos de Prestação de Serviços Profissionais de Contabilidade.

Londrina

Arapongas