Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

CRCPR abre fiscalização em São José dos Pinhais

Para um público formado por profissionais da contabilidade, foi realizada, no último dia 2, às 8h, no auditório da ACIAP - Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviços de São Jose dos Pinhais, a abertura da fiscalização do CRCPR referente ao exercício de 2014. A apresentação do processo foi coordenada pelo vice-presidente da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Regional de Contabilidade (CRCPR), João Gelásio Weber, com apoio do gerente de Fiscalização do CRCPR, Dirceu Zonatto, e participação especial do macrodelegado do CRCPR da Região Metropolitana e delegado regional, Mauro Luís Moreschi, e do presidente da ACIAP, Claudemir Gibrim. A delegacia de São José dos Pinhais engloba os municípios de Agudos do Sul e Tijucas do Sul, com um total de 1.012 profissionais com registro ativo e 171 escritórios contábeis.





imagem





imagem



Profissionais da contabilidade participam da abertura da fiscalização do CRCPR em São José dos Pinhais, dia 2 de outubro, no auditório da Associação Comercial, Industrial, Agrícola de São Jose dos Pinhais.


Gelasio Weber explicou porque é feita a fiscalização e qual a sua finalidade: uma ferramenta de proteção da sociedade e dos contabilistas que exercem sua profissão guiados por princípios ético-profissionais. Os parâmetros são os princípios, leis e normas contábeis. São verificados os contratos de prestação de serviços, a existência da escrituração contábil regular das empresas, o registro do profissional e do escritório, bem como sua atuação perante órgãos públicos, empresas privadas em geral, partidos políticos, entidades sem fins lucrativos e assemelhados, entre outros procedimentos.









imagem
O evento foi coordenado pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCPR, João Gelásio Weber.






Todo o processo é realizado por meio da Fisc-e - fiscalização eletrônica, que dispensa a presença do fiscal nos escritórios, iniciando pelo envio de um e-mail aos contabilistas com todas as informações necessárias para realização do processo, o próprio sistema conduzindo o usuário no preenchimento das peças necessárias. Quando todos esses procedimentos são finalizados, começa então a análise das informações fornecidas.









imagem
O gerente da divisão de Fiscalização no CRCPR, Dirceu Zonatto, detalha os procedimentos do processo.