A reunião mensal do Comitê De Olho Na Transparência (COT), aconteceu no plenário do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na manhã desta terça-feira (30/7), com o objetivo de discutir as análises que vêm sendo realizadas pelos integrantes sobre os portais da transparência das sociedades de economia mista e empresas públicas. A pauta do encontro abrangeu os portais da Agência Fomento Paraná, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). Além disso, foram assinados os ofícios que serão encaminhados às Câmaras Municipais avaliadas em períodos anteriores, cujos portais necessitam de modificações e adequações para ficarem em conformidade com as exigências da Lei da Transparência (LC 131/2009), e da Lei de Acesso à Informação (Lei n.º 12.527/2011), bem como para facilitarem a busca e compreensão dos dados publicados pelo cidadão comum.

Atualmente o comitê é coordenado pelo representante do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR), contador Allan Lukas Jucovski, que encerrou a reunião informando que no encontro do mês de agosto, a realizar-se na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), será dada continuidade à análise de sociedades de economia mista e empresas públicas.

Sobre o COT

Comitê De Olho Na Transparência foi formado em maio de 2015, com a participação de representantes do CRCPR, OAB/PR, Corecon-PR e Sescap-PR*, com o propósito de fomentar a participação social e dar efetividade à Lei da Transparência e à Lei do Acesso à Informação.

Reunião COT 30-7-19 (8).JPG

Participantes

A reunião desta terça contou com a presença dos representantes do CRCPR - Antônio Moacir Pozzobon (conselheiro), João Eloi Olenike (coordenador da Comissão para Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários) e Laércio Ozório Tissot (conselheiro suplente); do Corecon-PR - Carlos Magno Andrioli Bittencourt (presidente), Celso Bernardo (ex-presidente), Gilberto Coelho de Miranda Junior (assessor da presidência) e Ademar Rogerio Weber Heylmann (conselheiro suplente); do Sescap-PR, Allan Lukas Jucovski (conselheiro suplente, atual coordenador do COT) e Euclides Locatelli (diretor de assuntos legais); e da OAB-PR, os advogados Laerzio Chiesorin Junior, Sabrina Felipe Arcoverde e  Maira Ferreira Silva (atual secretária do comitê).