Corecon assume coordenação do comitê De Olho na Transparência

Integrantes do comitê De Olho na Transparência promoveram mais uma reunião na última sexta-feira (28). Desta vez, o encontro ocorreu na sede do SESCAP-PR, em Curitiba, e teve como pauta o andamento dos trabalhos do grupo que, atualmente, está concentrado na avaliação das despesas e receitas do Governo do Estado no período de 2005 a 2015, e como estas informações estão disponibilizadas no portal da transparência.

Mudança

Os representantes das entidades definiram, ainda, que o novo coordenador do comitê para os próximos quatro meses será o economista e representante do Corecon-PR, Carlos Magno Bittencourt, sucedendo o integrante da Comissão de Gestão Pública e Controle da Administração da OAB-Paraná, Luciano Reis. Assume a função de secretário o empresário contábil e representante do SESCAP-PR, Gilson Strechar. Também participaram da reunião João Eloi Olenike, do CRC-PR; Laerzio Chiesorin, da OAB-PR e Fernando Soares do IBPT.

Sobre o Comitê

O comitê De Olho na Transparência foi lançado no dia 5 de maio de 2015 com o objetivo de estimular a participação social e dar efetividade à Lei da Transparência (LC 131/2009) e à Lei do Acesso à Informação (12.527/2011). É formado pelo SESCAP-PR, OAB Paraná, Conselho Regional de Contabilidade (CRCPR), e Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR) e já promoveu diversos encontros nos últimos meses. Cada instituição nomeou dois profissionais para analisar as informações divulgadas pelos órgãos públicos.

A próxima reunião do grupo será realizada no dia 25 de setembro, na sede do Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR), em Curitiba. Está prevista a apresentação de uma pesquisa que o IBPT fez sobre a evolução das receitas e despesas do estado do Paraná.

Fonte: Sescap-PR