Copsec lança Pesquisa Nacional das Empresas Contábeis

A Comissão de Precificação de Serviços Contábeis (Copsec), do SESCAP-PR, está lançando a Pesquisa Nacional das Empresas Contábeis – PNEC, que visa conhecer a atuação do empresário contábil e estabelecer um diagnóstico das organizações.

O diretor regional do SESCAP-PR em Cascavel, Michel Vitor Lopes, pontua que o trabalho de levantamento consistirá numa grande troca de experiências para se ter um comparativo entre o trabalho da comissão e o que é realizado pelas empresas. “Com seu resultado, conseguiremos aperfeiçoar a metodologia e implementar novas ferramentas ao trabalho para o setor”, reforça.

Para o empresário Gilmar Duarte, associado ao SESCAP-PR e integrante da Copsec, com esse levantamento “será possível conhecer como o empresário contábil atua para se manter em um mercado com intensas mudanças; entender a potencialidade do mercado e sugerir propostas para uma nova cultura organizacional”, explica.

Raio X das empresas

Inicialmente, a Comissão realizou entrevistas com algumas empresas contábeis de destaque no mercado, em Maringá, para a elaboração das questões a serem abordadas no levantamento. “Esse contato prévio facilitou o direcionamento das perguntas para possamos fazer um comparativo entre a metodologia proposta pelo grupo e o que é executado na prática pelas empresas, ao precificar seus honorários”, diz o coordenador da Copsec, Fernando Antonio Braz.

As entrevistas criam uma espécie de raio-X dos departamentos da empresa contábil. “Este trabalho consiste numa troca de experiência e vai tratar, basicamente, a gestão da empresa contábil, seu desempenho e a necessidade de modernização”, avalia o titular do conselho fiscal do SESCAP-PR e integrante da Copsec, Luiz Fernando Ferraz.

Para responder à pesquisa, clique aqui.

Fonte: Sescap-PR