Com a iminência da chegada de um novo ano, as Comissões de trabalho do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) têm refletido sobre as tendências em suas áreas de atuação e seu planejamento para 2023. O CRCPR Online entrevistou coordenadores dos grupos de trabalho e traz, nesta e nas próximas edições, as contribuições dos grupos de trabalho do órgão. Abaixo, você confere as projeções dos coordenadores das Comissões CRCPR Voluntário, Diversidade e Inclusão Profissional, Profissionais de Auditoria Contábil, Valorização Profissional e Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários.

Comissão de Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários

"Em 2023, teremos um novo governo no país; portanto, será um ano de muitas discussões tributárias, principalmente com relação às propostas de Reforma, que estão em apreciação no Congresso Nacional. Teremos muitos assuntos em relação ao futuro do Brasil, nesse aspecto.  Procuraremos acompanhar todas essas movimentações em cima dos acontecimentos e trazer aos contabilistas as reflexões sobre os assuntos e a repercussão que se dará no meio de nossa classe", contou o coordenador João Eloi Olenike.

Comissão CRCPR Voluntário

"Para 2023, nosso grupo escolheu como principal frente de trabalho as destinações do Imposto de Renda, uma vez que elas têm grande potencial de retorno à sociedade. Curitiba é a cidade que mais recebe destinações em todo Brasil, porém o valor recebido ainda é pequeno frente ao potencial. Nosso objetivo é levar o exemplo de Curitiba para outras cidades do Estado. O Paraná tem um potencial de destinações de cerca de R$ 500 milhões, porém são efetivamente destinados apenas 5% disto, que corresponde a R$ 25 milhões. Através dos meios de comunicação do CRCPR e da participação em eventos, como Doa Curitiba e Declare Certo, trabalharemos na sensibilização dos contadores, contribuintes, municípios e entidades. A equipe da comissão também irá trabalhar na regularização dos fundos que não estão recebendo repasses por problemas cadastrais, além de orientar cidades que ainda não possuem fundos para sua criação. Também seguiremos com as demais atividades da comissão, como a criação de Observatórios Sociais, arrecadação de alimentos, brinquedos e itens de higiene para doação a entidades sociais, sensibilização para doação de sangue e educação financeira", contou o coordenador Francisco Savi.

Comissão da Diversidade e Inclusão Profissional

O ano de 2022, para nosso grupo de trabalho, foi marcado por inúmeros desafios, principalmente pelo fato de ser o primeiro ano da Comissão. Muitas foram as ações realizadas em termos de discussão e chegada da temática aos espaços de contabilidade no Paraná. Para o ano de 2023, a principal tendência é a aproximação com as demais comissões de diversidade que estão espalhadas pelo Brasil e estabelecer um diálogo com as demais entidades representativas para a criação de políticas de permanências para os corpos não hegemônicos na contabilidade. Para além disso, esperamos fortemente que seja possível a realização de ações presenciais com a comunidade contábil do Paraná! , explicou o coordenador Iago França Lopes.

Comissão dos Profissionais de Auditoria Contábil

A partir de 1º de janeiro de 2023, passarão a vigorar as revisões da NBC TA 220 (R3), da NBC PA 01 e da NBC PA 02 e, com elas, a nova Gestão de Qualidade dos trabalhos de auditoria. Essas normas são aplicáveis para todas as empresas de auditoria que realizam trabalhos de emissão de relatórios de auditoria independente, trabalhos de revisão das demonstrações contábeis, assim como outros trabalhos de asseguração e serviços correlatos. Adotar uma abordagem baseada em riscos considerando a natureza, a complexidade dos trabalhos e a estrutura da firma de auditoria poderá ser uma das principais respostas à aderência a essas normas revisadas", explicou o coordenador Sérgio Augusto da Porciúncula Júnior.

Comissão Especial de Valorização Profissional

Em dezembro, tivemos nossa última reunião da Comissão e, após uma retrospectiva, constatamos que nosso desafio é despertar no profissional da contabilidade seu interesse pela autovalorização. Queremos mostrar que as oportunidades se tornam maiores para aquele que busca se posicionar no mercado através do desenvolvimento de novas competências, sintonizadas com as tendências de um mundo digital, dinâmico, porém não menos humano;  um mundo no qual é cada vez mais necessário cuidar da inteligência emocional, adotar estilos de vida mais saudáveis, exercitar o corpo e dar à mente um descanso em seus intervalos de trabalho, pois a quantidade de informações que se consome e trabalha é exaustiva. Precisamos relaxar, sentir alegria e felicidade com a vida que temos, eliminando ações e relações tóxicas, sejam elas pessoais ou profissionais. É necessário descobrir caminhos para trazer os profissionais para perto das instituições, poderemos abrir novas discussões em conjunto e assim considerar que as perspectivas em relação aos objetivos da nossa comissão irão se tornando mais factíveis", refletiu Elisete Ferreira de Carvalho.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.