No próximo episódio do Conversa de Contador, que estreia dia 27 de fevereiro, na TV CRCPR, o diretor-superintendente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Gerson Borges de Macedo, recebe o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Michel Melhem, para um diálogo sobre os avanços e desafios da fiscalização profissional no atual cenário contábil. Contador, advogado e auditor independente, Michel inicia seu segundo mandato à frente da área, destacando a transição de uma fiscalização tradicionalmente punitiva para um modelo cada vez mais orientativo, preventivo e apoiado na tecnologia.
Michel ressalta que a punição permanece como instrumento necessário para preservar a qualidade dos serviços contábeis, mas enfatiza que o foco institucional está na conscientização e na orientação aos profissionais. Segundo ele, ações integradas entre Fiscalização, Registro e Educação Continuada têm ampliado o acesso à informação e à capacitação, permitindo que os contadores atuem com maior segurança diante das exigências técnicas e éticas da profissão.
“A finalidade da Fiscalização não é punir por punir, mas manter a qualidade das entregas e preservar o valor do profissional perante a sociedade" afirmou, ao destacar que o uso crescente de tecnologia e inteligência artificial devem ampliar a presença do Conselho em todas as regiões do estado e fortalecer a fiscalização preventiva nos próximos anos.
O episódio do Conversa de Contador, exibido nesta sexta-feira (20), recebeu a vice-presidente de Registro do CRCPR, Rosemere Kiyomi Hayashi, em uma conversa que abordou os caminhos para atrair novos talentos às Ciências Contábeis e fortalecer a porta de entrada da profissão. Empresária contábil em Foz do Iguaçu e conselheira do Observatório Social do município, a vice-presidente compartilhou sua trajetória e destacou iniciativas como os projetos “Meu Futuro” e “Contador do Amanhã”, que aproximam estudantes da realidade da carreira e reforçam a importância da renovação da classe.
“Nós não somos uma profissão chata, nós somos inovadores e necessários hoje e amanhã”, afirmou, ao enfatizar que mostrar aos jovens as múltiplas possibilidades de atuação é essencial para garantir o futuro da contabilidade paranaense.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.