Notícias

Vice-presidência comemora a remodelação do portal da transparência e resultados positivos da gestão

Reunião da Câmara de Controle Interno realizada 
na última quinta-feira (9).

Durante a gestão 2020-21, o contador Antônio Moacir Pozzobon exerceu a vice-presidência de Controle Interno do CRCPR, enfrentando um dos períodos mais desafiadores da história da entidade. Mal se iniciara o mandato, a OMS decretava a pandemia de covid-19, para a perplexidade de todos com a severidade de quadro que afetou dramaticamente não apenas a saúde pública, mas também a saúde financeira das instituições.

"O controle interno é um dos mais importantes pilares da administração pública, pois estamos lidando com o dinheiro do contribuinte - no nosso caso, o profissional da contabilidade - e é nosso dever moral promover a aplicação desses recursos com probidade, austeridade e transparência", pondera Pozzobon.

Nessa tarefa, a vice-presidência de controle interno contou com o suporte de dois conselheiros - Sebastião Valdeci Galvão e Narciso Rastelli Jr., além do funcionário responsável pelas áreas de Contabilidade, Finanças e Recursos Humanos da entidade, o contador Valdair de Souza. Sob o guarda-chuva dessa vice-presidência, também se encontra a Comissão Permanente da Transparência, que se desincumbiu com brilhantismo da missão de modernizar o Portal da Transparência da entidade, facilitando o acesso dos cidadãos e dos profissionais da contabilidade às informações sobre a gestão do CRCPR.

Destaca-se também a atuação do conselheiro Pozzobon no âmbito do Comitê de Olho na Transparência (COT), entidade da sociedade civil formada em 2015 com a participação da OAB/PR, Corecon-PR, Sescap-PR, IBPT e CRCPR para analisar os portais da transparência dos órgãos públicos atuantes no Paraná sob o foco da Lei da Transparência. "A partir das análises e recomendações do COT, diversos órgãos públicos adotaram medidas para facilitar o acesso dos cidadãos às informações, possibilitando que a sociedade exerça melhor controle sobre a maneira como os impostos pagos são aplicados" comemora.

Outra importante ação foi a consolidação da prestação de contas da entidade por meio do relatório de gestão no formato de relato integrado. "Esse modelo simplifica a linguagem da prestação de contas, tornando-a mais enxuta e visual, para que qualquer leigo possa entender os dados apresentados", explica. 

Ainda sobre a transparência, o vice-presidente acrescenta: "É motivo de orgulho para esta gestão que o nosso Portal da Transparência tenha sido considerado como modelo no âmbito do Sistema CFC/CRCs. Isto só foi possível graças ao compromisso dos funcionários que integram a Comissão Permanente da Transparência, criada pela presidência do CRCPR para debater e deliberar sobre as melhores maneiras de dar publicidade aos atos e fatos da gestão da entidade", enfatiza. 

"Enquanto muitos lamentavam a difícil conjuntura que enfrentamos ao longo dos últimos dois anos, nós arregaçamos as mangas e implantamos medidas muitas vezes duras, mas eficazes, que nos possibilitaram entregar prestações de contas superavitárias, sem deixar de atender às demandas dos profissionais da contabilidade do nosso estado", conclui.

Clique aqui para assistir ao vídeo de prestação de contas do vice-presidente, divulgado na TV CRCPR:


Reprodução permitida, desde que citada a fonte.