Contribuintes terão orientação gratuita sobre Imposto de Renda

Campanha “Declare Certo!” será realizada nesta sexta -feira, 31, na Boca Maldita, em Curitiba, e mais nove cidades paranaenses

O SESCAP-PR realiza, nesta sexta-feira, 31, a tradicional campanha Declare Certo. Neste dia, empresários do setor contábil deixarão seus escritórios para trabalhar voluntariamente em praça pública, orientando os contribuintes sobre a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2017. Em sua 14ª edição, a campanha organizada pelo SESCAP-PR ocorrerá simultaneamente em Arapongas, Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá, Pato Branco e Umuarama. A Declare Certo já está sendo realizada, também, em mais de 15 estados brasileiros.

Lançamento nacional da campanha/b>

Em Curitiba, o evento será realizado na Boca Maldita, Centro, das 9h às 17h, e contará com a participação especial da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas), que fará o lançamento oficial da campanha Declare Certo em âmbito nacional. O diretor da Fenacon, Valdir Pietrobon, também estará na Boca Maldita atendendo os contribuintes. No período da manhã, representantes do Hospital Pequeno Príncipe também participarão da campanha com orientações sobre o repasse de parte do imposto de renda devido ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).

Responsabilidade social

"Esta é uma ação de responsabilidade social que visa sanar dúvidas e evitar que o contribuinte caia na malha fina ou perca seu precioso tempo na fila de atendimento da Receita Federal", afirma o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, ao destacar que a campanha é voltada especialmente aos contribuintes que ainda fazem sua declaração por conta própria. "Além de ser um trabalho social, o mutirão contribui com a população e a Receita Federal por incentivar o correto preenchimento da declaração do Imposto de Renda. A intenção dos empresários contábeis é evitar transtornos para o contribuinte que, muitas vezes, acaba cometendo erros simples ao preencher a declaração", afirma o presidente da Fenacon, Mário Berti.

Portal Declare Certo

Neste ano, a ação foi estendida e conta também com um portal da Campanha Declare Certo, página exclusiva que reúne notícias sobre a Declaração de Imposto de Renda, vídeos explicativos, curso on-line exclusivo para empresários contábeis associados, além da relação de empresas participantes da ação. O site visa ampliar a tradicional campanha de orientação gratuita sobre o preenchimento da declaração anual.
Apoios

A campanha tem o apoio da Receita Federal do Brasil, da Fenacon, do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), do Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas), da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), do Hospital Pequeno Príncipe, das universidades PUC-PR e FAE, entre outras entidades.

Confira a programação da campanha “Declare Certo”, na sexta-feira, 31 de março:

- Arapongas - 10h às 15h - Praça da Igreja Matriz - (43) 3274-4394 ou arapongas@sescap-pr.org.br

- Cascavel - Travessa Padre Champagnat – Centro (em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida). Das 10h às 16h. (45) 3224-6350 ou cascavel@sescap-pr.org.br

- Curitiba - 9h às 17h - Boca Maldita – (41) 3222-8183/ramal 4714 ou eventos1@sescap-pr.org.br

- Foz do Iguaçu - Das 16h às 22h - Cataratas JL Shopping. - (45) 3572-3948 ou foz@sescap-pr.org.br

- Francisco Beltrão - 9h às 17h - Praça central - (46) 3527-1940 ou franciscobeltrao@sescap-pr.org.br

- Guarapuava - 9h às 17h - Calçadão da Rua XV de Novembro (em frente ao Clube Guaíra) - (42) 3623-2841 ou guarapuava@sescap-pr.org.br

- Maringá -9h às 16h - Avenida Getúlio Vargas (em frente ao Bradesco) - (44) 3026-6087 ou maringa@sescap-pr.org.br

- Pato Branco - 9h às 17h - Praça Getúlio Varga, em frente à igreja matriz - (46) 3225-0992 ou patobranco@sescap-pr.org.br

- Umuarama - 9h às 17h - Avenida Rio Branco (em frente à Prefeitura) - (44) 3622-5199 ou umuarama@sescap-pr.org.br