Contribuinte pode ajudar projetos de sua comunidade reduzindo IR a pagar

É isso mesmo! O contribuinte pode, sim, reduzir seu imposto a pagar e ainda apoiar projetos sociais na sua própria comunidade. Basta destinar até 3% do Imposto de Renda devido ao FIA, por meio do próprio programa do Imposto de Renda 2018, ao preencher a declaração. O contribuinte não tem nenhuma perda financeira ou despesa extra. Apenas destinará o valor que pagaria ao fisco diretamente a crianças e adolescentes atendidos pelas entidades conveniadas. Quem decide contribuir deve optar por fazer o preenchimento do modelo completo, que permite canalizar os recursos para o fundo que o contribuinte escolher, da sua cidade. A maioria dos 399 municípios paranaenses possui Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente habilitado a receber doação na declaração de renda. Em casos de dúvidas, os contribuintes devem consultar um profissional da contabilidade.

Doação na declaração de IR passo a passo:

1. Após concluir toda a declaração de Imposto de Renda, na opção "Resumo da Declaração", clique na opção "Doações Diretamente na Declaração - ECA"

2. Quando o programa abrir uma nova janela, você poderá escolher para qual FIA deseja destinar parte do seu IR devido (Nacional / Estadual / Municipal). Nessa tela, você poderá visualizar o "Valor disponível para doação".

3. Para escolher a opção Municipal, é preciso primeiro escolher o estado, para que o programa carregue a lista de municípios.

4. A seguir, basta salvar sua declaração e transmitir para a base de dados da Receita Federal do Brasil, imprimindo as respectivas guias, se houver.

5. Por último, o contribuinte deve pagar o DARF (se houver) na rede bancária. O ressarcimento ao contribuinte acontece no ano seguinte ao da doação, como restituição ou abatimento do valor do IR a pagar.

Cai na malha fina?

Essa é a pergunta que muitos contribuintes se fazem quando pensam em destinar imposto devido. A Receita Federal esclarece que não cai na malha fiscal. O contribuinte precisa apenas ter o cuidado de se certificar, nas doações ao longo do ano, de que as entidades para as quais está doando estão vinculadas aos fundos mencionados anteriormente e guardar os comprovantes. E no caso das doações feitas na própria declaração, não pode esquecer de pagar o DARF. A Receita explica que quem deixa de pagar não cai na malha, mas o débito pendente vira automaticamente imposto devido, e após o vencimento fica sujeito a multa e juros.

Como garantir que as doações cheguem às entidades

Mesmo fazendo a doação por meio da declaração do IR, o contribuinte pode fazer o dinheiro chegar a entidades específicas. Basta escanear ou fotografar o DARF recolhido com o celular e enviar por e-mail para o fundo e para a entidade escolhida.

Há muito a fazer

Segundo a Receita Federal, em 2017, o montante das destinações realizadas no Brasil chegou a R$91.734.827, mas poderia ser bem maior. De acordo com a pesquisa Doação Brasil, realizada em 2015 pelo Instituto Gallup e pelo Instituto do Desenvolvimento Social (Idis), menos de 6% dos contribuintes utilizam o incentivo fiscal. No Paraná, pouco mais de 5% dos cerca de 600 mil contribuintes que preenchem o modelo completo aproveitam o incentivo, percentual similar à média nacional.

"Todo brasileiro reclama que não vê retorno dos altos impostos pagos. Esta é uma forma legal e eficiente de evitar que esse dinheiro que pagamos compulsoriamente para o governo desapareça no bolo da arrecadação federal e fazer com que se transforme em benefícios imediatos para a sociedade, no local onde vive o contribuinte. Nós, profissionais da contabilidade, temos a oportunidade e o dever, enquanto cidadãos, de orientar nossos clientes a aproveitar esse incentivo fiscal", encoraja o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni.