Contadores sustentam a criação de valor: tema do XVIII Congresso Mundial de Contadores

Os contadores operam em todas as facetas da economia global, na criação de valor e na defesa da integridade de negócios em ambos os setores privado e público. Em um mundo exigente de soluções de curto prazo, contabilistas são desafiados a sustentar o crescimento a longo prazo. Os contadores devem liderar equipes estratégicas. Responsáveis pela criação de valor e de salvaguarda dos ativos, eles são uma parte importante da governança organizacional, fornecem aos órgãos reguladores e da sociedade com a garantia de que a empresa tem operado com os mais altos padrões.

Segundo o vice-presidente da Câmara Técnica do CRCPR, Armando Lira, que representou o Paraná, este foi um dos principais temas do Congresso Mundial de Contadores, realizado em Kuala Lumpur, Malásia, de 08 a 11 de novembro de 2010. ?Chamou a atenção a convergência das normas internacionais nos ditos países emergentes como Brasil, Índia e China e mais significativamente os países do Oriente Médio ou mundo islâmico. Expressões de renome internacional participaram do evento?, informa.

Realizado a cada quatro anos, o WCOA é o maior evento da classe contábil no mundo, realizado sob o patrocínio da Federação Internacional de Contadores (IFAC). ?É altamente respeitado e compreendido por um fórum global que atrai uma reunião de comunidades influentes para compartilhar as últimas informações, idéias inovadoras e para trocar impressões sobre uma plataforma de interesse regional e internacional?, diz Armando.

Segundo ele, o congresso reúne as mentes mais influentes e inovadores no mundo dos negócios, finanças, política de normatização e tomadores de decisão de todo o mundo. É uma oportunidade única para partilha e troca de idéias sobre os mais recentes negócios e as tendências econômicas globais e para receber as atualizações sobre os últimos desenvolvimentos da contabilidade e normas internacionais de auditoria; receber informações em primeira mão de empresários de renome, bem como de redes de socialização dentro de um ambiente de estudo em conferência apresentada em um centro de convenções.

Temas das palestras e painéis

Contabilistas: Criação de valor de sustentação na economia sem fronteiras
Chair: Robert L. Bunting, President, IFAC

Speakers:
Dr. Wang Jun, Vice Minister, Ministry of Finance, The People?s Republic of China (MOF)

Olivia Faulkner Kirtley, Certified Public Accountants, AICPA

Prof Wim A. Van der Stede, CIMA Professor ofAccounting and Financial Management, London School of Economics, Department of Accounting

Tan Sri Dato? Azman Bin Mokhtar, Managing Director, Khazanah Nasional Berhad

Finança islâmica: Reforçando o mercado financeiro global:
A introdução de finança islâmica no mercado financeiro global levantou discussões originais e oportunidades. Este painel explorou o crescimento no financiamento islâmico da perspectiva dos governos, de devedores, de emprestadores e de reguladores.
Warren Allen, Board Member, IFAC

Keynote Speaker:
Tan Sri Dato" Sri Dr Zeti Akhtar Aziz, Governor, Bank Negara Malaysia

Etsuaki Yoshida, Deputy Director, Japan Bank for International Cooperation

Paul Wouters, Lawyer Antwerp Bar Association (Belgium), Counsel Bener Law Office Istanbul-Turkey)

Richard Thomas, Chief Executive Officer, Gatehouse Bank PLC

Contando a sustentabilidade: A Estrutura do Relatório Integrado

Os contabilistas podem influenciar as organizações que integram a sustentabilidade nos seus objetivos, estratégias, gerência, e definições de sucesso. Os contabilistas têm um papel significativo em desafiar suposições convencionais do negócio, a sustentabilidade de integração, a administração a estratégia, encorajando e recompensando corretamente os comportamentos, assegurando-se de que fluxos de informação à sustentação decisões devem monitorar e relatar o desempenho e que isso vá além dos modos de pensar tradicionais aproximando sucesso econômico; com a possibilidade integrada e relatando e proporcionando serviços de garantia para destacar a credibilidade do relatório.

Goran Tidstrom, Deputy President, IFAC
Dr. Nancy Kamp-Roelands RA, Global Climate Change

Contabilistas na próxima década - abraçando a mudança e aproveitando oportunidades (entrevista Sessão)
Dr. Ian Ball, Chief Executive Officer, IFAC
Barry Melancon, President & Chief Executive Officer,
AICPA
Alex Malley, Chief Executive Officer, CPA Australia

Michael Izza, Chief Executive Officer, ICAEW

Helen Brand, Chief Executive, ACCA

Charles Tilley, Chief Executive Officer, CIMA

IFRS para SMEs: Transformando-se em um jogador de classe no mundo
O comitê das nações - IFAC (DNC- Developin Nations Comitee) sustenta o desenvolvimento da profissão contábil em todas as regiões do mundo. O painel discutirá como o DNC implementa a construção da capacitação da profissão, produzindo materiais para ajudar no desenvolvimento dos profissionais da contabilidade colaborando com a comunidade fornecedora internacional.

Histórico do congresso

1904 St Louis, USA 1972 Sydney, Australia
1926 Amsterdam, Holland 1977 Munich, Germany
1929 New York, USA 1982 Mexico City, Mexico