Contadora é nomeada para o conselho fiscal da APPA

O governador Beto Richa nomeou, por meio de decreto publicado no último dia 1º, os membros do Conselho Fiscal da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina- APPA: Nilva Amália Pasetto (Cláudia Toledo Gomes, suplente), Solange Busnardo Mattiello (Gino Schlelesinger, suplente), Sérgio Wippel (Marcelo Abrão Perini, suplente), cuja função é analisar e emitir relatórios sobre as contas da empresa, contribuindo com tomadas de decisões relativas a gastos e investimentos.

Nilva Amália Pasetto é contadora, especializada em finanças, bacharel em direito, conselheira do CRCPR, presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, diretora da MITTE - contabilidade e consultoria.

O Conselho Fiscal nasce da intenção da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) de investir em gestão, transparência e governança corporativa, além das metas de expansão, a exemplo da recente iniciativa de dragagem do canal de acesso ao porto - obra de R$ 394 milhões - que permitirá a aproximação de navios maiores. Atualmente, Paranaguá recebe diariamente 30 navios de, no máximo, 12,6 metros de calado. Com o aumento da profundidade, o canal externo passará dos atuais 15 metros para 16 metros. Já o canal interno saltará de 14 m para 15 metros. Entre os portos brasileiros, o de Paranaguá é o 1º em exportação de soja, farelo de soja e óleo vegetal, o 2º em exportação de açúcar, milho, algodão, papel (bobina), álcool e veículos; e o 3º em exportação de congelados, soja e madeira.