A contadora Belonice Sotoriva foi eleita, na manhã dessa terça-feira (31), presidente do Observatório Social do Brasil (OSB), para a gestão 2020 a 2022. Ela é a primeira mulher a assumir o cargo na entidade, que conta com 150 unidades filiadas no país.

A nova presidente tem pela frente o desafio da ampliação da metodologia a outros municípios, além de assumir o compromisso de fortalecimento constante do controle social no Brasil.

O OBS mantém parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), que possui entre os seus subprogramas, o Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais, que, entre outras funções, promove a conscientização da sociedade para a cidadania fiscal, a fim de propor aos governos locais a adequada transparência na gestão.

O Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania e deve ser democrático, apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.  Mais informações podem ser obtidas aqui.

Belonice exerceu a função de presidente do OSB-Erechim/RS e foi Vice-Presidente na última gestão do OSB. Também foi conselheira do CRCRS.

Com informações do CFC e OSB

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.