Encontro também abordou questões relacionadas a Educação Continuada, Exame de Suficiência e ações voltadas para a melhoria do ensino superior em Ciências Contábeis

Com informações do CFC

Em reunião virtual realizada nesta quarta-feira (9), o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), contador Aécio Prado Dantas Júnior, apresentou a conselheiros da Câmara de Desenvolvimento Profissional do Sistema CFC/CRCs o projeto “Contador Parceiro: construindo o sucesso". Fruto de parceria entre o CFC e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o curso, ministrado na modalidade Ensino à Distância (EAD) tem como objetivo capacitar profissionais da contabilidade para atuarem em gestão e inovação, visando à criação de uma rede de suporte e consultoria para os pequenos negócios.

“Há muito tempo, falamos sobre a necessidade de uma nova postura dos profissionais da contabilidade, voltada para o desenvolvimento pessoal, profissional e social. É nesse contexto que nasceu o Programa Contador Parceiro: Construindo o Sucesso, que é um curso composto por conteúdos que abordam temas sobre tendências de mercado, liderança, estratégia, empreendedorismo, diagnóstico, consultoria, sustentabilidade , tecnologia e inovação, qualificações que certamente impactarão na qualidade dos serviços prestados as empresas e a sociedade como um todo", destaca o Aécio.

A presidente do Conselho Regional de Pernambuco (CRC-PE) e coordenadora nacional do Comitê Gestor do Programa Contador Parceiro: Construindo o Sucesso, Maria Dorgivania Arraes, realizou uma apresentação técnica sobre o programa. Segundo ela, a edição anterior da capacitação, denominada Contabilizando o Sucesso, mudou os rumos de sua carreira.

“Eu sou resultado do Contabilizando o Sucesso. Ele fez com que eu tomasse novos caminhos na profissão, me incentivou a entrar nas entidades representativas da classe e aqui estou como empresária contábil e presidente de um regional”, disse ela ao incentivar os vice-presidentes a divulgar o programa.

Ensino Superior

O conselheiro Elias Dib Caddah Neto, coordenador-adjunto da Comissão de Ensino do CFC, falou sobre o papel das comissões relacionadas ao ensino nos estados, a relação institucional com o Ministério da Educação (MEC) e Instituições de Ensino Superior (IES), o papel dos CRCs no contexto do evento Conexão Educa e Aprende – A América trocando habilidades práticas para a formação do futuro contador –, além dos resultados do Exame de Suficiência. Os tópicos foram debatidos também com a conselheira Marisa Luciana Schvabe de Morais, outra integrante da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CFC.

Adriana Guimarães, coordenadora de Desenvolvimento Profissional do CFC, falou a seguir sobre o processo de apuração dos indicadores do Sistema de Gestão da qualidade vinculados à área, e a respeito da apuração das prestações de contas do Programa de Educação Profissional Continuada do CFC (PEPC-CFC) relativa aos exercícios 2019 e 2020.

Encerrando o evento, o coordenador-adjunto da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CFC, Wellington do Carmo Cruz, destacou a importância da realização de tais encontros, que visam estreitar relações, apresentar informações e promover debates sobre temas constantes da pasta.

O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) foi representado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Aguinaldo Mocelin.  "O Programa Contador Parceiro certamente será de grande ajuda para que os participantes aprimorem suas habilidades para apoiar os empreendedores, contribuindo para desenvolvimento  dos pequenos negócios e preparando-os para crescer. Isso cria um círculo virtuoso que acaba resultando em crescimento para o próprio contador", avalia.

Para saber mais sobre o Programa Contador Parceiro, clique aqui,

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.