O empresário contábil e professor universitário Madison Luís da Silva Guilherme tomou posse nesta última sexta-feira, 28 de abril, para exercer mandato como delegado representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) pelo período de dois anos. Ele, que já foi coordenador de curso de Ciências Contábeis de faculdades da sua região, esteve reunido com conselheiros e funcionários do CRCPR e foi recebido pelo presidente Laudelino Jochem para conhecer mais a fundo as atividades do Conselho e as expectativas da entidade em relação à sua atuação na região pela qual ficará responsável.

Nesta entrevista, ele conta um pouco da sua trajetória profissional e fala sobre suas expectativas, compromissos e surpresa ao conhecer mais de perto a entidade que fiscaliza e regulamenta a sua profissão.

CRCPR Online: Qual foi a sua motivação para se candidatar à função de delegado representante do CRCPR?

Madison Luís da Silva Guilherme: Eu sempre fui muito participativo dos assuntos relacionados à minha profissão. Além disso, durante muitos anos fui professor universitário e coordenador de cursos superiores de Ciências Contábeis na região de Cornélio Procópio. Essa experiência me possibilitou conhecer muitos profissionais e cultivo bons relacionamentos com todos eles. Não os vejo como concorrentes, mas como colegas. Sempre que me pedem, eu ajudo e contribuo como posso.

Além disso, tenho um bom trânsito junto aos órgãos públicos locais, pois já ocupei cargos na administração pública, especialmente em funções ligadas ao Executivo Municipal, e conheço por dentro os desafios que contadores públicos e os que atuam na esfera privada enfrentam no dia a dia.

Neste momento da minha carreira, com meu escritório já consolidado, contando hoje com 22 funcionários, ao saber que o Conselho estava em busca de um delegado para representar a entidade, senti que seria uma boa oportunidade para dar uma contribuição mais efetiva à valorização e ao desenvolvimento da minha profissão.

CRCPR Online: Após passar por esses dois dias intensos de integração na sede do CRCPR, praticamente uma sabatina, o que mudou na sua visão em relação à entidade?

MLSG: Mudou praticamente tudo. Fiquei abismado em ver o quanto os funcionários e conselheiros deste CRC trabalham. Jamais imaginei que fosse assim, esse ritmo tão frenético em todos os setores. Também fiquei muito surpreso com a quantidade de serviços que são ofertados aos profissionais contábeis e às empresas do setor. Outra coisa que mudou foi a percepção sobre os diferentes papéis das entidades. Existe muita confusão entre o que cabe ao CRCPR, que é fiscalizar, registrar e promover a Educação Continuada para os profissionais da contabilidade do Paraná, e o que é papel dos sindicatos e associações. Enquanto o CRCPR é um órgão público, com atuação restrita a suas atividades fins estabelecidas por lei, as outras entidades têm caráter privado e podem oferecer serviços de natureza distinta, como descontos nos mais diversos serviços, assessoramento jurídico e representação de sua respectiva categoria em diversos tipos de demandas, para citar apenas alguns exemplos. No entanto, ficou claro que a união entre as entidades públicas e privadas tem um poder transformador e de valorização da profissão junto a todas as esferas da sociedade.

CRCPR Online: Quanto à comunidade contábil da região de Cornélio Procópio, como pretende atuar?

MLSG: Pretendo me valer da minha experiência na administração pública para levar aos órgãos da prefeitura as demandas dos profissionais locais pela redução da burocracia e implantação de medidas que favoreçam o empreendedorismo.

Também posso contribuir na área acadêmica, promovendo maior aproximação do CRCPR com as faculdades de Ciências Contábeis da região, bem como participando e ministrando palestras, como as do Programa Contador do Amanhã. Certamente haverá o zelo quanto ao cumprimento das atividades de rotina do CRCPR, como encaminhamento de documentos dos profissionais e entregas de carteiras de identidade profissional aos novos contadores.

Por fim, já manifestei ao presidente Laudelino, ao vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Nelinho Kukla, a quem os delegados representantes se reportam, e aos vices das demais câmaras que podem contar comigo para ajudar a mobilizar a classe contábil local para participar dos eventos do CRCPR sempre que necessário, bem como apresentar as demandas locais e atuar para resolver tudo o que a função exige da melhor maneira possível.

CRCPR Online:  Agradecemos pela entrevista e desejamos todo o sucesso em seu mandato.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.