Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Contador é homenageado como exemplo de superação

A poucos dias do Dia do Contabilista, quando toda a classe contábil é parabenizada por seu esforço, dedicação, ética e conversão do seu trabalho em um “instrumento de desenvolvimento e superação de crises”, como diz mensagem que será veiculada dia 25, o CRCPR fez uma pausa em sua reunião plenária da última segunda-feira, 18, para homenagear o contador Dariel Amaral Machado, natural de Ponta Grossa, 59 anos, que atua na área contábil desde muito jovem e hoje, embora com uma doença grave, ainda acompanha a família, que abraçou seus ideais, no bairro Campo Comprido, onde mantém escritório, em Curitiba.









imagem
O presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, entrega homenagem ao contador Dariel Machado.






“O Dariel e sua família são, para todos nós, um exemplo de superação”, disse na ocasião o vice-presidente do CRCPR, Laudelino Jochem. Em cadeira de rodas e com dificuldades para falar, Dariel participou da solenidade acompanhado de familiares e funcionários. Sua trajetória profissional teve início em 1970, quando, aos 13 anos, conseguiu o primeiro emprego, o de office-boy, no escritório de contabilidade de Haroldo Razzoto, a quem manifesta imensa gratidão, pois considera que se seguiu a profissão foi graças aos seus ensinamentos e incentivos. Depois de intervalo para servir ao Exército, retornou ao mesmo escritório, fez o curso técnico em contabilidade e em seguida o de Ciências Contábeis na FAE. Em seguida, trabalhou em sociedade com o amigo Carlos Mueller e no final dos anos 80, instalou a sua própria empresa, a Organização Contábil Dariel Amaral Machado, exercendo, além da profissão contábil, a de professor de contabilidade em curso técnico do segundo grau.









imagem
Familiares e funcionários do escritório participaram da solenidade.






“Sabemos que o exercício da profissão contábil se dá na confiança entre o profissional e o cliente. A partir dessa premissa, me considero um vencedor, pois, mesmo afastado das minhas atividades, em decorrência da minha enfermidade, meu escritório continua atendendo através de pessoas que considero extensão do meu trabalho, da minha capacidade física: a Roseli (esposa), a Renata (filha), Márcia, Michele, Clayton, Sandra, Jaqueline, Vanessa Keller”, afirma Dariel. Ele encontra-se acometido por ataxia cerebelar, um distúrbio que atinge o cerebelo, área do cérebro responsável pelo equilíbrio, controle da força muscular e dos movimentos voluntários do corpo, afetando ainda a fala.

Conta a filha, Renata Valéria de Souza, que a família foi apoiando o projeto do pai, na medida em que ele foi se tornando impossibilitado de dar conta dele. Sua mãe, Roseli de Souza Ruiz, ainda lecionava História, profissão pela qual mais trade se aposentou, quando decidiu voltar aos bancos escolares e cursar Ciências Contábeis para auxiliar o marido. O mesmo fez a própria Renata, farmacêutica, terminando também de se formar em Contábeis para dar uma força no escritório do pai.