Contabilistas tiram dúvidas sobre Escrituração Fiscal Digital-EFD

Na semana passada, foram 109 acessos de contabilistas paranaenses para saber mais sobre a EFD ?Escrituração Fiscal Digital. Graças a essa alta procura, este foi novamente o tema da edição de hoje, 22. O atendimento é feito através do Fiscoweb, serviço oferecido pela EBS Sistemas. É a primeira consultoria tributária que atende por meio de chat, de forma ao mesmo tempo personalizada e ágil. Por este modelo, o contabilista com dúvida acessa o serviço pelo site do CRCPR e, ao fornecer seu nome e registro no CRC, conversa diretamente com um consultor especializado e atualizado sobre o tema em questão.

Confira alguns pontos das conversas sobre a EFD

P: Há previsão para a inclusão das empresas enquadradas no Simples Nacional, ou ainda pequenas empresas enquadradas no regime normal de tributação?
R: A legislação não dispõe de regime de tributação e sim seleciona as empresas de forma aleatória conforme o ramo. Não existe regra para a escolha, mas a princípio são apenas as de grande porte mesmo. Ainda não há prazo para implantação do cronograma.

P: É possível usar os sistemas de escrita fiscal já disponíveis no escritório, ou algum software específico deverá ser usado para execução da mesma?
R: Existe um software gratuito, mas a extensão do arquivo torna a operação inviável na maioria das vezes. Deve-se verificar se o sistema adotado pelo escritório já está preparado para a operação. Neste caso, como acontece com o Cordilheira, Software Contábil, da EBS Sistemas, a escrituração é normal e o sistema gera o arquivo.

P: É necessário certificado digital para o envio do arquivo?
R: Sim, o e-CNPJ ou e-CPF, tipos A1 ou A3.

O Chat Fiscoweb, fruto da parceria entre CRC/PR e EBS Sistemas, acontece todas as quintas-feiras entre 15 e 18 horas e pode ser acessado por qualquer contabilista que esteja em dia com o Conselho.