Contabilistas de Fazenda Rio Grande reivindicam posto da Receita Federal.

Texto: André Marques
Foto: Felipe Rosa
O presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba (Sicontiba), Narciso Doro, e os diretores da entidade Reginaldo de Paula, Carlos Bittencourt e Juarez Dallagrana, junto com a conselheira e representante, na ocasião, do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Lucélia Lecheta, participaram nesta terça-feira (29) de um bate-papo com contabilistas de Fazenda Rio Grande, com as presenças do delegado da Receita Federal do Brasil em Curitiba, Vergílio Concetta; do prefeito de Fazenda Rio Grande, Chico Santos; e do prefeito de Quitandinha, Valfrido Eduardo Prado (Neco).

Realizado na Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (Acinfaz), o evento seguiu-se com um debate, mediado pelo presidente da Acinfaz, Eudes Braz Moreira, a respeito de que posto da Receita Federal do Brasil (RFB) o município deverá estar submetido: Curitiba (como é hoje) ou Araucária (que será inaugurado em breve).

O delegado Vergílio Concetta lembrou que há dificuldade em abrir muitos postos, como é a vontade da maioria. ?Por isso, o ideal é que os contabilistas entrem num acordo em relação à jurisdição a que deve estar submetida a cidade?, disse, lembrando que não há como fazer agências em todos os municípios.

O prefeito de Fazenda Rio Grande, Chico Santos, ressaltou a importância dessa democracia, de tudo ser decidido em conjunto, pois dessa forma todo pedido tem mais força. Sobre a jurisdição, preferiu não opinar: ?Isso depende da avaliação técnica de vocês, que vivem o dia a dia da profissão?. Ele destacou também a importância dessa união entre os contabilistas e os órgãos públicos, lembrando que essa é uma categoria importante para a sociedade. Por último, mandou um recado ao delegado Vergílio Concetta: ?Em breve, nossa região estará apta a receber seu próprio posto da RFB, tendo em conta nossas projeções de crescimento populacional e econômico?.

Narciso Doro, presidente do Sicontiba, lembrou que a tônica de sua gestão tem sido a desburocratização dos serviços de que depende a profissão contábil. ?Temos feito parcerias com os órgãos públicos e com as prefeituras. Tem dado certo em Curitiba, e já estamos expandindo esse projeto para a Região Metropolitana?, contou. Ele lembrou alguns resultados positivos dessa constante conversa entre a entidade e os órgãos públicos, tais como a Sala do Contabilista em Curitiba e em Pinhais, a listagem online de pendências da RFB, e a mais recente conquista: consulta comercial online em Curitiba.

Lucelia, Dr Virgilio Concetta, Narciso, Chico Santos ( prefeito da Fazenda Rio Grande) e Eudes Braz Moreira ( presidente da Acinfaz)