Contabilista Gedião Túlio recebe título de Cidadão Honorário de Curitiba

Em solenidade, ontem, 21, às 20h, a Câmara Municipal de Curitiba entregou ao profissional da contabilidade Gedião Túlio o título de Cidadão Honorário de Curitiba. A proposição foi submetida ao plenário da casa pelo vereador Roberto Hinça.

É a primeira vez que um profissional da contabilidade é homenageado pelo legislativo da capital paranaense. A festividade foi prestigiada por inúmeras personalidades do segmento contábil, entre elas, a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, o presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio, o presidente do Sicontiba, Narciso Doro, autoridades políticas e de outras áreas, além de muitos familiares e amigos.

Contador Gedião Túlio recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba nesta quarta, 21.

Nascido em Antonina, litoral do Paraná, no dia 12 de abril de 1939, Gedião viveu nessa cidade até os quatro anos, quando os pais – Antônio Túlio e Maria Paulo Túlio – mudaram para Curitiba, onde estudou, trabalha e possui vasta rede de amizades. São 68 anos, portanto, de vivência curitibana.

Trajetória e princípios

Túlio começou seus estudos no Grupo Escolar República do Uruguai, frequetando, na sequência, o Colégio Estadual do Paraná, a Escola Técnica de Comércio da UFPR e por último a Faculdade de Direito de Curitiba.

Orientado pelos pais para crescer como homem íntegro, digno e solidário, iniciou a vida profissional como auxiliar de escritório na rede Hermes Macedo, atuando também na Refrigeração Paraná, Heliogás e Escritório Marumbi, entre outras grandes empresas. Já formado e com vasta experiência, constituiu em 1982 a sua própria empresa, na área contábil, a Gedião Túlio Consultoria Empresarial, ativa até o presente.

Lucélia Lecheta (3ª da dir. para esq.): "O Gedião é um grande exemplo de cidadania pelo interesse e participação em iniciativas para tornar Curitiba melhor".

Festividade foi prestigiada por líderes contábeis, autoridades políticas, familiares e amigos do contador.

Apaixonado pelo esporte e pela cultura, o mais novo cidadão honorário de Curitiba foi secretário e depois presidente do Clube Palestra Itália, no período de 1966 a 68. Foi, por 22 anos, auditor do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná, e é membro vitalício do Conselho Deliberativo do Paraná Clube, colaborando intensamente para o desenvolvimento do futebol no estado.

Sempre preocupado e comprometido com as causas da coletividade e, em particular, do segmento contábil, foi conselheiro do CRCPR por 12 anos, presidente em duas gestões do Sindicato dos Contabilistas do Paraná, atual Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região Metropolitana, do qual é membro do Conselho Consultivo. É um dos fundadores da Federação dos Contabilistas do Paraná, entidade que também presidiu. Pela especial atenção às questões da profissão contábil, Gedião é reverenciado como um benfeitor da classe. E, pelo conjunto do seu trabalho e dedicação, desde 2002, é membro da Academia de Ciências Contábeis do Paraná.

“O Gedião é um grande exemplo de cidadania pelo interesse e participação em iniciativas para tornar a cidade de Curitiba melhor, principalmente mais justa e humana. Todos que o conhecemos sabemos que esse envolvimento chegou a extrapolar as fronteiras da cidade. A classe contábil paranaense sente-se muito honrada por sua dedicação às causas da profissão também”, enalteceu a presidente do CRCPR Lucélia Lecheta.

Público aplaude Gedião Túlio, primeiro contabilista a ser homenageado pelo legislativo da capital paranaense.