O diretor superintendente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Gerson Borges de Macedo, recebeu na manhã de quinta-feira (9), a visita te representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (AGEPAR).

Visita AGEPAR 9-5-19 (2).jpg

A Agência Reguladora do Paraná, como é conhecida, foi implantada em 2012, com a incumbência de exercer a regulação e fiscalização dos contratos das rodovias do Anel de Integração do Paraná, concedidas à iniciativa privada, além de regular o transporte rodoviário coletivo intermunicipal de passageiros e das travessias marítimas, fluviais e lacustres (em especial da travessia da baía de Guaratuba pelo sistema de ferry boat). No final de 2016, foram incluídas entre as atividades exercidas pela AGEPAR a regulação dos serviços de abastecimento de água e esgoto nos municípios paranaenses atendidos pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Cerca de ano depois, passou também a regular e fiscalizar os serviços de distribuição da Companhia Paranaense de Gás (Compagás).

A Contabilidade Regulatória é uma modalidade que se aplica a setores regulados da economia, como o Elétrico, de Saneamento, Rodovias, Portos, Aeroportos, Gás, etc. Desempenha um papel importante na busca do equilíbrio entre interesses de investidores, consumidores e outros interessados e afetados, já que os reguladores utilizam os indicadores econômico-financeiros fornecidos por ela como base para tomar decisões que assegurem continuidade, atualidade e eficiência na prestação de serviços à população.

A diretora de Relações Institucionais da entidade, Daniela Janaína P. Miranda, propôs o estabelecimento de uma parceria visando o treinamento e capacitação dos profissionais contábeis, não só da área pública, mas também de empresas privadas que mantêm contrato com o Estado do Paraná, sob a fiscalização da AGEPAR.