Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


Entre os dias 12 e 14 de novembro, a cidade de Foz do Iguaçu receberá o 8º Fórum Paranaense de Contabilidade, Finanças e Controles Aplicados ao Setor Público. Com 12 horas de atualização intensiva, o evento organizado pela Comissão CRCPR Contador Público, acontecerá no campus regional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e garantirá pontuação para diversas categorias no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC). Para inscrever-se, clique aqui!

O palestrante Diogo Duarte (currículo) ministrará palestra sobre a "Evolução Tecnológica a Favor da Gestão Patrimonial"

Palestrante Diogo Duarte
"A evolução tecnológica tem trazido diversos benefícios para a gestão patrimonial pública, ajudando na eficiência e na economicidade, que são princípios previstos nos artigos 37 e 70 da Constituição Federal. Os sistemas de gestão patrimonial permitem automatizar processos, reduzindo o esforço manual e minimizando erros. Um exemplo é a integração entre os sistemas de contabilidade e de gestão patrimonial, nos quais a execução de rotinas como tombamento, depreciação e baixa, são executadas no Patrimônio e registradas em tempo real na contabilidade, melhorando significativamente a fidedignidade dos dados. Outro fator importante é o ganho na transparência. Com o uso de diversos recursos digitais é possível manter a relação de bens e seus respectivos responsáveis disponível para a população também em tempo real, tornando o cidadão um agente fiscalizador dos bens. Por fim, o inventário geral do ativo imobilizado, que é a fiscalização da existência física de bens, se tornou muito mais ágil, seja com a rádio frequência (RFID), seja com etiquetas em QRCODE. Esses e outros pontos da tecnologia estão ampliando a agilidade com que o setor público controla e evidencia seus bens", explica Diogo Duarte.

Já o palestrante Orlando C. Rodrigues (currículo) e sua equipe apresentarão o caso de Inovação da Secretaria de Finanças da Prefeitura Municipal de Maringá


"A prefeitura de Maringá buscou novas soluções e inovações para a Secretaria de Fazenda com o objetivo de melhorar a eficiência na gestão pública, aumentar a arrecadação e oferecer mais transparência no uso dos recursos. Além disso, a modernização era necessária para acompanhar o crescimento da cidade e para lidar com a complexidade cada vez maior das finanças municipais. A adoção de tecnologias inovadoras também visa a simplificação de processos, a melhoria do atendimento ao gasto e a redução de custos administrativos", conta Orlando C. Rodrigues"
Palestrante Orlando C. Rodrigues

O 8º Fórum Paranaense de Contabilidade, Finanças e Controles Aplicados ao Setor Público abordará ainda assuntos como a inteligência artificial na contabilidade pública, "valor público", contabilidade de custos e liderança feminina. O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) também participará apresentando o tema "Encerramento e Início de Mandato".

"A temática deste fórum instiga seus participantes a enfrentar e se dispor a novos desafios no seu exercício profissional, tanto com enfoque  às novas exigências legais e regulatórias, quanto no acolhimento de iniciativas e tendências capazes de melhorar a eficiência e qualidade dos serviços à sociedade", explica a coordenadora da Comissão organizadora do evento, CRCPR Contador Público, Aline Bogo.
Para inscrever-se, clique aqui!



Reprodução permitida desde que citada a fonte.