Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

DSC_0023.JPG

A temporada de cursos e palestras promovidas pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) teve início às 8h30m desta quarta-feira, 12, com o tema "Contabilidade da Inteligência de Negócios: Como transformar a Contabilidade em Estratégia Empresarial". Valendo três pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC), a palestra foi ministrada pelo consultor, auditor e advogado tributarista, presidente do Conselho Superior, Coordenador de Estudos Setoriais do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) e ex-conselheiro do CRCPR, Gilberto Amaral. 

DSC_0011.JPG

Em promoção conjunto com o IBPT, a palestra apresentou aos 116 participantes temas como como a problemática empresarial, o sistema tributário nacional, a obtenção de dados e a inteligência de seu uso, nota fiscal eletrônica e inteligência fiscal, transparência dos dados públicos, qualidade das compras públicas, fonte públicas de informações relevantes, mapeamento do mercado, riscos e oportunidades. 

No início da palestra, após um breve comentário sobre a sua experiência e trajetória profissional e o cenário tributário atual, Amaral identificou que a maioria dos participantes trabalha em empresas mais voltadas para a gestão contábil do que para as áreas fiscal, tributária e departamento pessoal. Sua primeira recomendação foi de que o empresário contábil deve sempre estar atento para saber se o serviço prestado "traz alegria ou diminui a dor do cliente". "Se traz alegria - contribui para melhorar o desempenho da empresa, por exemplo - ou se diminui a dor - ajuda da reduzir custos, etc. - o cliente vai ficar feliz em pagar pelos nossos serviços. Mas se não traz alegria nem diminui a dor, passamos a ser vistos apenas como um mal necessário", disse. "Então, nosso objetivo aqui hoje é mostrar, de maneira disruptiva, serviços que os contadores podem prestar para aumentar a alegria ou diminuir a dor da classe empresarial, ou seja, serviços de valor agregado que sejam percebidos pelo contratante como potenciais benefícios". 

Sobre os impactos das novas tecnologias sobre a atividade do profissional da contabilidade, o palestrante declarou: "são ameaças para aqueles que não se atualizam, que não entendem a tecnologia da informação como um instrumento de facilitação do seu trabalho e de disseminação de conteúdos, que têm medo desse pensamento disruptivo, da inovação constante. Para aquele profissional que está antenado com essas mudanças, que utiliza a tecnologia para racionalizar seu trabalho, criar novas atividades e explorar o seu banco de dados, é uma grande oportunidade".

Solidariedade

Os alimentos arrecadados a título de ingresso social entre os participantes foram destinados aos idosos atendidos pela Sociedade Espírita Capa dos Pobres. A entrega simbólica foi feita pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Aguinaldo Mocelin, à presidente da entidade, Cátia Bortoloto. "Essas doações vieram em boa hora. No início da semama estávamos sem nenhum recurso para atender aos nossos idosos, então foi muito reconfortante receber a ligação do CRCPR. As doações de hoje nos permitirão dar andamento às nossas atividades assistenciais para essa população tão necessitada. Por isso, venho aqui manifestar a vocês o nosso agradecimento", disse.

DSC_0010.JPG