Contabilidade - instrumento de proteção social: tema do balanço socioambiental do CRCPR de 2014

Em seu Balanço Socioambiental 2014, 64 páginas, que acaba de ser lançado, o CRCPR apresenta os projetos e ações desenvolvidos ao longo do ano. A obra tem o papel de prestação de contas à sociedade - e especialmente à classe contábil – quanto à aplicação dos recursos que arrecada e administra, dando transparência a seus atos.

“Procurando aprimorar sua gestão, o CFC e os CRCs adotaram o sistema de indicadores atrelados ao planejamento estratégico. Influenciar na formação das competências e das habilidades dos profissionais da contabilidade, promover programas de educação continuada, intensificar a participação socio-político-institucional junto às instituições públicas, privadas e à sociedade civil são alguns deles, assim como o propósito de atuar como instrumento de proteção da sociedade”, explica a presidente do CRCPR, Lucelia Lecheta.

Não tem o formato de relatório de gestão, mas, a exemplo desse, procura detalhar as atividades do CRCPR em todas as suas áreas, estando dividido em Gestão Institucional, parte em que a entidade é identificada por sua visão, missão, valores, parcerias; Gestão de Pessoas, que trata da filosofia e diretrizes aplicadas aos recursos humanos e o perfil da força de trabalho; Gestão de Registro, Fiscalização e Educação Continuada, que exibem os projetos dessas três áreas consideradas pilares do CRC; a Gestão de Responsabilidade Socioambiental descreve os programas e iniciativas que demosntram a preocupação do CRCPR com o meio social e ambiental no qual está inserido; por fim, o Balanço Socioambiental em Dados, que traz os indicadores gerais de gestão, de satisfação e contábeis.

Para realizar os projetos programados em 2014, o CRCPR trabalhou com uma receita estimada em R$ 17.050,000,00 e obteve uma arrecadação efetiva de R$ 16.561.608,45, suplementada com recursos provenientes de superávit de 2013 no valor de R$ 714.612,00. Como pode ser conferido nas páginas que seguem, as metas planejadas para o ano foram alcançadas em 85,78%, com utilização de R$ 15.238.355,71 do orçamento registrado.

De acordo com o documento, em dezembro de 2014, o CRCPR contava com 55 funcionários efetivos, 10 estagiários e 06 prestadores de serviços terceirizados contratados para as áreas de limpeza e conservação, segurança e apoio logístico. O setor de Registro cadastrou 2.314 registros de pessoas físicas e 341 de pessoas jurídicas. Já o número total de profissionais registrados no estado teve ligeiro aumento de 31.423 em 2013 para 32.637 em 2014. Como resultado de 72.163 atividades, o setor de Fiscalização fiscalizou 9.954 profissionais, escritórios e empresas, lavrando 2.155 autos de infração. Já os eventos de educação continuada – cursos, palestras, seminários, encontros, videoconferências, ciclos de estudos – promovidos pelo Desenvolvimento Profissional ou realizados em parceria com outras entidades e instituições alcançaram mais de 30 mil pessoas no ano.

Clique aqui para conferir a íntegra da publicação.

Conselho Diretor do CRCPR - biênio 2014-2015:
Mirandi José Bonissoni, vice-presidente de Desenvolvimento Regional; Narciso Doro, vice-presidente de Relações Sociais; Sandro de Di Carlo Teixeira, vice-presidente de Registro; Elizangela de Paula Kuhn, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional; Marcos Sebastião Rigoni de Mello, vice-presidente de Administração; João Gelásio Weber, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina; Fernando A. Borazo Ribeiro, vice-presidente de Controle Interno; Moisés Antônio Bortolotto, vice-presidente da Câmara Técnica.