Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Contabilidade, inovação e criatividade: temas do 15º Cecoc







imagem






Mais de 500 estudantes de Ciências Contábeis acompanharam o Ciclo de Estudos Contábeis de Curitiba, na última terça-feira, 17 de novembro, das 18h30 às 22h, no auditório do Teatro Universitário da PUC-PR, campus de Curitiba. As palestras analisaram a posição e o papel da contabilidade no contexto das atividades sociais, inovação e criatividade em particular na área contábil.









imagem
O professor Marcos Custódio, conselheiro do CRCPR, consultor e palestrante, dirigiu o cerimonial.






Em sua 15ª edição, o Cecoc é uma realização do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, em parceria com as coordenações de 27 cursos de Ciências Contábeis de Curitiba e região metropolitana e da Federação dos Contabilistas do Paraná, Sescap-PR e Sindicato dos Contabilistas de Curitiba. A organização dessa edição foi especialmente coordenada pelos professores Marcos Custódio (conselheiro do CRCPR), Lúcio Tracz e Luiz Carlos Benner (PUCPR), Cibeli Moreira (Fapar), Marisa Albuquerque e Ruben Matos (Universidade Tuiuti), Moroni Cordeiro (FESP), Cláudio Marcelo Cordeiro e Denilson Sena (Faculdades Santa Cruz), José Siderlei e Moacir Carneiro Jr., da Faculdade Opet.





imagem





imagem



A solenidade de abertura foi marcada por emocionante homenagem, com depoimentos de familiares, à presidente do CRCPR, Lucelia Lecheta, que encerra em 2015 o seu mandato de quatro anos à frente da autarquia. Ao agradecer, Lucelia sublinhou que, durante esse tempo, deu especial atenção aos estudantes, “futuros profissionais”, apresentando o projeto “Primeiros Passos”, voltado para os jovens; visitou dezenas de instituições de ensino, em todo o Paraná, motivando os estudantes a se prepararem ao máximo para o exercício da profissão, alertando sobre aspectos éticos fundamentais da profissão, particularidades estratégicas do mercado de trabalho, a importância da representação da classe fortalecendo suas entidades e de se atualizar permanentemente por meio dos programas de educação continuada, entre outros assuntos.









imagem






A mesa de honra foi composta pelo contador Reginaldo Rodrigues de Paula, representando o Sindicato dos Contabilistas de Curitiba; Paulo Sérgio Macuchen Nogas, diretor de Administração da Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Lucélia Lecheta, presidente do CRCPR; Lúcio Tracz, coordenador do curso de Ciências Contábeis da PUC-PR; Ademir Carlos Galvão de Oliveira, diretor-tesoureiro da Federação dos Contabilistas do Paraná – FECOPAR.


Contabilidade, profissão fascinante

José Carlos Marion – professor com vasta experiência na área acadêmica e prática – afirmou, em sua palestra, que as perspectivas são excelentes, hoje, para a profissão contábil, por uma razão contextual: a informação contábil é fundamental para a sociedade, as empresas e a gestão pública. Por essa razão, cresceu sensivelmente o ensino da matéria: já existem 1.260 cursos de graduação em Ciências Contábeis no país, 410 cursos à distância, 19 mestrados e 10 doutorados.









imagem






José Carlos Marion lecionou contabilidade em inúmeros cursos, foi chefe de departamento e coordenador do curso de Contabilidade, entre eles da FEA/USP – Ribeirão Preto-SP), professor da PUC/SP, professor visitante da Florida Christian University, palestrante e autor de livros de contabilidade.

As mudanças que atingem a profissão no Brasil – a fiscal, marcada pelo Sped e obrigações acessórias, e a adoção dos padrões internacionais – trazem avanços às empresas, com informação contábil mais transparente e objetiva, e aos profissionais, mais valorização.

Segundo ele, a profissão contábil apresenta 100% de empregabilidade, tem amplo leque de áreas de trabalho, dezenas de especializações, e o melhor custo X benefício entre as profissões liberais. “É a profissão mais procurada na Austrália”, disse.

Comentando que o bilionário americano Warren Buffett considerava a contabilidade “a língua dos negócios”, Marion apresentou uma pesquisa, nos EUA, onde a atividade aparece como a primeira em um conjunto de cem decisões que mais afetaram o século XX. O mesmo Warren Buffett disse que contabilidade é o melhor curso para os nossos dias. Entre outros motivos, quanto mais alto é o número de contadores-auditores em um país mais baixo é o índice de corrupção, e vice-versa, conclui Marion.


Inovação, criatividade e contabilidade

Peruano de nascimento, mas tendo feito toda a sua formação superior no Brasil (UFR-RJ, UFPR, USP) e aqui atuando, o professor Hugo Eduardo Meza Pinto abordou o tema inovação e criatividade com enfoque direcionado à profissão contábil, apresentando estudos de caso de empresas, fatos e contando estórias.

Começou destacando a velocidade como os acontecimentos e os "novos" negócios estão surgindo no campo da informação e do conhecimento. Deu alguns exemplos, como o espantoso crescimento do número de celulares no país; demonstrou quais são os países que estão no topo do atual ciclo econômico - China e EUA – e que somente, nos últimos três anos, a China usou 6,6 gigatoneladas de cimento contra 4,5 dos EUA.









imagem






Hugo Eduardo Meza Pinto é diretor geral das Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba, tem experiência na área de economia, principalmente nos temas macroeconomia, empreendedorismo, inovação e criatividade. É professor convidado do Google para avaliar projetos de empreendedorismo social.

Segundo Meza Pinto, o novo consumidor imerso nesse mundo digital e touch se ajustou a essa velocidade e fatos. Depois de definir o que é inovação e criatividade, conforme os modernos conceitos, apresentou uma série de conselhos, passos e procedimentos para que os estudantes possam exercitar, na prática, a criatividade e a inovação.

Mostrando como o profissional de ciências contábeis pode se inserir de forma bem-sucedida nesse novo processo econômico, social e tecnológico, a palestra terminou com uma mensagem desafiadora aos presentes, invocando a necessidade de serem colocadas todas as habilidades necessárias para responder aos desafios dessa nova realidade.

No final do evento foram sorteados inúmeros prêmios, entre os quais um tablet, oferecido pelo Sicontiba - a estudante Alenice Kátia Cordeiro Petrecca foi a ganhadora – e Mayra Cristina do Nascimento ganhou uma bolsa de estudos da Choice Academia de Profissões para o curso de Analista Tributário.









imagem






Para se inscrever no evento foi solicitada a doação de um brinquedo, cuja entrega simbólica foi feita, na ocasião, a Florindo Rojas Sala (da Associação de Moradores Mãos Unidas) e Luiz Brek (da Creche Maria Cazeta).