Consulta comercial atrasa abertura de empresas em Curitiba

Quando deveria estar mais ágil com a implantação em curso da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – Redesim, o processo de abertura de empresas vem atrasando, em Curitiba, por causa da demora na liberação da consulta comercial. É a reclamação geral de profissionais da contabilidade junto às ouvidorias das entidades contábeis com sede na capital. A consulta, que antes saía no dia, agora está levando, em média, 10 dias.

Da esq. para dir., os vice-presidentes do Sicontiba, Juarez Tadeu Morona Filho e Dirceu Vaz, seguidos do vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Marcos Rigoni de Mello, e do presidente do Sicontiba, Hugo Catossi. De costas, Solano Glock, superintendente da Secretaria Municipal de Urbanismo.

No último dia 14, o vice-presidente do CRCPR, Marcos Rigoni de Mello, com o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba, Hugo Catossi, e os vice-presidentes do sindicato, Juarez Tadeu Morona Filho e Dirceu Tadeu Vaz, foram pedir soluções ao superintendente técnico da Secretaria de Urbanismo, Solano Glock. “Temos que dar uma resposta aos profissionais que nos procuram”, disse Catossi. “A situação prejudica sensivelmente o trabalho dos contabilistas, atrapalhando outras fases da formalização de empresas. Há muitos anos estamos reivindicando a agilização desse processo, não cabendo retrocessos”, argumentou Marcos Rigoni.

De acordo com Solano Glock, a consulta comercial é atualmente uma das principais preocupações da Secretaria de Urbanismo de Curitiba. “Estamos cientes e trabalhando para fazer a coisa fluir”; o problema é que a cidade vem crescendo muito, aumentando a demanda, e as irregularidades são numerosas; “estamos sendo engolidos. Mais de 50% das obras estão irregulares”, afirmou.

Em vez de ajudar, na sua opinião, “a Redesim está nos atropelando” ao prever a liberação do alvará para depois se resolver o resto. “Não é possível liberar geral como se fosse uma linha de montagem”, alegou. O papel da Secretaria de Urbanismo é evitar irregularidades e conflitos. Além disso, para esse tipo de serviço, ela está com uma equipe reduzida de pessoal.

Perdas e soluções

Para o vice-presidente do Sicontiba, Juarez Tadeu Morona Filho, “todo mundo sai perdendo com isso: o empresário, a cidade, o contador...”. Claro que não dá para passar por cima das regras, mas é decisivo buscar uma solução urgente. Se a alternativa for contratar servidores, por que não fazê-lo para dar conta da demanda do crescimento urbano? Se impasses estão surgindo com a Redesim, cabe identificá-los e dissolvê-los, já que o programa nacional foi proposto para agilizar a abertura de empresas em todo o país, levando o Brasil a superar uma marca antiga de atraso. Todos os países que desejam dinamizar a sua economia procuram ter um ambiente favorável aos negócios. É esse o entendimento das lideranças contábeis.

Para estudar uma saída mais rápida do que a proposta pela reestruturação em andamento na prefeitura, Solano Glock solicitou às lideranças contábeis um roteiro capaz de apontar vias e de servir de base a soluções. Será marcada uma nova rodada de discussão para analisar essas alternativas.

Ficou acertada uma nova rodada de discussões com o superintendente da Secretaria de Urbanismo, Solano Glock, para apontar uma saída ao entrave.