Conselheiros eleitos tomam posse na segunda, 6

Os 18 conselheiros eleitos em novembro para a renovação de dois terços do Plenário do CRCPR e seus respectivos suplentes serão empossados na primeira reunião plenária de 2014, a ser realizada na próxima segunda, dia 6, a partir das 10h. O mandato dos conselheiros dura quatro anos. Na ocasião, eles elegerão os nomes que farão parte do Conselho Diretor da autarquia para o biênio 2014/2015.

À tarde, os conselheiros participam de um treinamento sobre relato de processos, que continua na manhã da terça-feira, 7.

O Plenário

É formado por 54 conselheiros, 27 efetivos e outros 27 suplentes. As eleições de novembro visaram à renovação de dois terços do Plenário. Realizada online, no período de 19 a 21 de novembro, a votação ocorreu sem complicações, confirmando a familiaridade dos profissionais da contabilidade com a internet.

De um universo de 31.353 contabilistas com registro ativo no Paraná, estavam aptos a votar, isentos de irregularidades, 26.156. Houve 3.152 abstenções. A apuração registrou 23.004 votos, 18. 857 para a chapa e 4.147 brancos.

A chapa única inscrita, composta por nomes de profissionais das principais regiões do estado, recebeu o expressivo índice de 81,97% dos votos válidos. Com a posse, os eleitos se juntam a colegas cujo mandato expira em 2015, quando será realizada nova eleição, desta vez para renovação de um terço do plenário.

Conselheiros eleitos em 2013

Efetivos: Ângelo Mocelin, de Ponta Grossa; Fernando Antônio Borazo Ribeiro (Guarapuava), Ivo Destefeni (Toledo), João Eloi Olenike (Curitiba), Laudelino Jochem (Curitiba), Márcia Cris¬tina de Almeida (Curitiba), Moisés Antônio Bortolotto (Curitiba), Narciso Luiz Rastelli (Apucarana), Ormelia Tereza da Silva (Curitiba), Paulo de Tarso Vieira Lopes (Cascavel), Paulo Kazuo Yamamoto (Londrina), Roberto Aparecido Santos (Umuarama), Bento Rosa Júnior (Curitiba), Carlos Augusto Bittencourt Gomes (Curitiba), Fábio Bonsenhor (Paranaguá), João Gelásio Weber (Curitiba), Mirandi José Bonissoni (Francisco Beltrão), Osvaldo dos Santos (Paranavaí).

Suplentes: Antônio Augusto Godói de Oliveira (Ponta Grossa), Antônio Moacir Pozzobon (Curitiba), César Alberto Ponte Dura (Curitiba), Ernani Habitzreuter (Foz do Iguaçu), Eurides Von Muhlen (Pato Branco), Francisco Savi (Curitiba), Luci Isabel Olia¬ri Lira (Curitiba), Marcelo Scomparin (Maringá), Márcia Cristina Sprada Rossetim (Curitiba), Marcos Aurélio Custódio (Curitiba), Rafael Benjamim Cargnin Filho (Paranavaí), Reginaldo Rodrigues de Paula (Curitiba), Jair Luiz Welter (Santo Antônio do Sudoeste), Cláudio Renato Trevisan (Irati), Gilberto Jorge da Paz (Curitiba), Hélio Maia da Silva (Curitiba), Juarez Paim da Silveira (Cascavel), Luiz Fernando Martins Alves (Curitiba).

Eleição no CFC
Assim como os conselhos regionais, o Conselho Federal de Contabilidade também realizou, dia 7 de novembro, eleições para renovação de 2/3 dos conselheiros que compõem o seu plenário. A única chapa inscrita foi eleita por unanimidade pelos representantes dos 27 CRCs do país. O CRCPR foi representado por sua presidente, a contadora Lucélia Lecheta. O Paraná tem dois representantes na nova diretoria: Nelson Zafra, como conselheiro efetivo, e Luiz Carlos de Souza, seu suplente. A solenidade de posse está marcada para a terça, 7.