Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


No dia 25 de janeiro, os conselheiros do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) estiveram reunidos em uma "Tarde do Conhecimento" conduzida pelo presidente da entidade, Everson Breda Carlin. O objetivo é reforçar questões institucionais e operacionais para os membros do Plenário, principalmente para os novos integrantes.

"Este encontro é primordial para disseminar informações cruciais entre os conselheiros, os quais desempenham o papel de representantes da entidade perante os profissionais da contabilidade. Logo, é fundamental que possuam um entendimento aprofundado sobre as particularidades institucionais e operacionais", elucidou o presidente Everson Breda Carlin.

O presidente explicou sobre a origem da entidade, seus princípios e objetivos. Além disto, reforçou legislações e normas e a funcionalidade dos atos normativos expedidos pelo CRCPR. Depois, Carlin detalhou rotinas operacionais do dia a dia dos conselheiros.

"Os agentes públicos da autarquia são os funcionários, os delegados representantes e os conselheiros. Estes últimos doam seus conhecimentos e experiências para contribuir com a valorização da classe contábil, de forma voluntária e honorífica", explicou o presidente Everson Breda Carlin.

O CRCPR, criado por meio do Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, é constituído por 27 conselheiros efetivos e igual número de suplentes, escolhidos mediante voto secreto, pessoal, direto e obrigatório a todos os contadores e técnicos em Contabilidade com registro ativo e em situação regular no estado. A duração do mandato é de quatro anos, renovando-se a composição de dois em dois anos, alternadamente, por um terço e por dois terços. As últimas eleições ocorreram em novembro de 2023, renovando um terço do Plenário.



Reprodução permitida, desde que citada a fonte.