O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, nos dias 5 e 7, treinamento destinado aos conselheiros do Sistema CFC/CRCs sobre a aplicação da Resolução CFC n.º 1.603, de 20 de outubro de 2020, que trata dos Processos Administrativos de Fiscalização. A iniciativa teve como objetivo alinhar o entendimento do ato normativo entre os conselheiros do Sistema, no que se refere à relatoria e ao julgamento de processos administrativos de fiscalização.

O treinamento foi coordenado pela vice-presidente de Fiscalização do CFC, Sandra Campos, que ressaltou a importância de os conselheiros - especialmente os que iniciaram mandato em 2024 - estarem atualizados sobre a legislação pertinente aos julgamentos de Processos Administrativos de Fiscalização.

A seguir, a conselheira Andrezza Carolina Brito Farias falou sobre a importância de o julgador basear os votos nos princípios da legalidade e da impessoalidade, bem como de conduzir o processo com disciplina e atenção aos prazos, rotinas, uniformização e atualização da legislação.

Já o conselheiro Erivan Borges destacou o papel da ética no âmbito da Fiscalização do Sistema CFC/CRCs e as responsabilidades dos julgadores, e apresentou casos práticos de relatos de processos.

Participaram do evento, que foi realizado remotamente por meio da plataforma Microsoft Teams, cerca de 350 vice-presidentes, conselheiros, fiscais, auxiliares administrativos e coordenadores/chefes de Fiscalização dos Conselhos Regionais de Contabilidade.

"Já havíamos realizado um treinamento interno para nossos conselheiros este ano e agora surge essa oportunidade de participar do treinamento promovido pelo CFC. Fizemos questão de convidar todos os nossos conselheiros da Câmara de Ética e Disciplina para participar do treinamento devido à grande responsabilidade que significa julgar processos ético-disciplinares. É crucial nos mantermos atualizados e acompanhar todos os treinamentos oferecidos", comentou o vice-presidente da pasta, Michel Melhem.

Reunião de Registro e Relacionamento

Na quinta-feira, dia 15, os colaboradores da Divisão de Registro e Relacionamento participaram de uma reunião dedicada ao alinhamento dos processos da área e à apresentação do planejamento para 2024. Estiveram presentes na reunião, além da vice-presidente de Registro, Ariane Yumi, a gerente de Registro e Relacionamento, Celita Zaidovicz Paltanin, e os funcionários João Wardzinski, Marcia Pordeus Torres, Murillo Graziani e Mariliza Miotto.

Com informações do CFC

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.