Conselheiro do CRCPR ministra palestra sobre o IRPF para alunos da UFPR

Mais de 100 participantes, a maioria estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná, acompanharam a palestra "IRPF na prática – elaboração e preenchimento da declaração: aspectos teóricos e práticos", em seu terceiro ano consecutivo, na manhã do último dia 2 de abril. Organizada pela professora da UFPR, Mayla Cristina Costa, tendo como co-organizador o acadêmico Luiz Carlos do Amaral Junior e com o apoio do Centro Acadêmico de Ciências Contábeis, a palestra foi ministrada pelo contador, conselheiro do CRCPR, Luiz Fernando Martins Alves, também vice-presidente de assuntos jurídicos da Fecopar, coordenador dos delegados representantes do Sicontiba, conselheiro do conselho municipal de contribuintes do município de Curitiba e diretor do IESCAP/Instituo SESCAP-PR.

Conselheiro Luiz Fernando Martins Alves, o palestrante; Guilherme Pelanda - membro do Comitê Jovem Contabilista CRCPR e Diretor Executivo do Centro Acadêmico; Luiz Carlos do Amaral Junior – graduando em Ciências Contábeis e co-organizador, Allan Niels – presidente do Centro Acadêmico.

Marco inicial da parceria entre o Centro Acadêmico da UFPR com o CRCPR e a Comissão do Jovem Contabilista, a palestra apresentou uma visão abrangente do tema, discorrendo sobre os aspectos teóricos da declaração, como os cuidados principais no preenchimento, dependentes, tipos de rendimentos, bens e dívidas, carnê-leão, envio através de modelo completo ou simplificado, dentre outros. O grande diferencial para os alunos foi o enfoque dado especialmente no passo a passo do preenchimento da declaração no programa IRPF 2016, disponibilizado pela Receita Federal do Brasil.

Para Allan Niels, presidente do Centro Acadêmico de Ciências Contábeis da UFPR, "a palestra dá ao futuro profissional de contabilidade maior segurança quando do atendimento da demanda originada por pessoas físicas, que é a Declaração Anual do Imposto de Renda". Niels ressalta que parte dos alunos presentes ao evento já se disponibilizou a participar do IMPOSTO DE RENDA SOLIDÁRIO, ação social promovida pelo Centro Acadêmico em parceria com o Departamento de Contabilidade da UFPR, em que alunos supervisionados por professores da UFPR atenderão a comunidade para esclarecer dúvidas sobre a declaração. O evento ocorrerá nos dias 08 e 09 de abril, no Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR. Para maiores informações sobre o tema Imposto de Renda Solidário, encaminhar email para:

Os alunos aprovaram a iniciativa. Para Ana Carolina Antunes, estudante do primeiro ano, "A palestra foi ótima! Foi bom ter contato com termos mais técnicos e com a parte prática do IRPF. Mesmo sendo a primeira palestra que assisto sobre o assunto, consegui aprender muito e tirar várias dúvidas."