Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

O contador Rafael Benjamim Cargnin Filho é o coordenador da Comissão CRCPR Empreendedorismo. O grupo de trabalho busca a interação e a aprimoramento da atuação empresária do profissional contábil, bem como, a realização de estudos, eventos, acompanhamentos e divulgações acerca das novidades advindas desse segmento. 

Além de empresário contábil, atualmente ele é conselheiro do CRCPR. Pós-graduado em Administração Financeira e professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), onde é coordenador do curso de Ciências Contábeis, cursou o Programa Internacional de Formação de Líderes Cooperativistas (SESCOOP-PR, 2010); o Leading Innovative Teams (Massachusetts Institute Of Tchnology - MIT/EUA, 2018); o curso de Inovação Tecnológica do Vale do Silício (Stanfort/EUA, 2019); e a Escola de Formação de Lideranças do CRCPR. 

Nesta entrevista, Rafael fala sobre o trabalho da comissão e os principais pontos levantados em pesquisa junto a esse público.

CRCPR Online: Como o senhor reagiu ao convite do presidente Everson Breda Carlin para liderar a comissão?

Rafael Benjamim Cargnin Filho (RBCF): Com muita alegria e satisfação! O presidente falou sobre o ritmo de trabalho do CRCPR, a continuidade dos programas implantados pelas gestões anteriores, e a necessidade de integração com os Sindicatos dos Contabilistas. E estamos trabalhando com todos os membros da Comissão neste sentido.

CRCPR Online: Quais são os principais pontos de discussão desta Comissão? E qual acredita que será o foco Comissão CRCPR Empreendedorismo nos próximos anos?  

RBCF: A comissão é formada por 10 membros, entre eles empresários contábeis, professores, alguns ligados aos Sindicados dos Contabilistas, Sescap e outras entidades. Juntos, achamos, por bem, realizar uma pesquisa junto às empresas do setor contábil para direcionar a demanda da Comissão. 

CRCPR Online: O que a pesquisa trouxe de novidades? 

RBCF: Os respondentes, em sua maioria, disseram que o ritmo de treinamentos e palestras ofertados pelo CRCPR e outras entidades contábeis está satisfatório, por isso, não queremos fazer mais do mesmo. Com a pesquisa, identificamos alguns assuntos que serão tratados como prioridade, entre eles: mão de obra qualificada, remuneração da equipe, tratamento das não conformidades, manutenção e aumento da remuneração da empresa contábil, novos produtos e serviços, terceirização de serviços, sucessão contábil, e outros. 

Identificamos ainda que a interiorização dos eventos, tanto pela facilidade de acesso pela TV CRCPR, quanto pela realização de encontros presenciais que as Vice-Presidências de Desenvolvimento Profissional, Fiscalização e Desenvolvimento Regional também atende às necessidades do nosso público, então pretendemos direcionar o trabalho da comissão ao apoio na promoção e divulgação desses eventos. 

Nos últimos anos, como conselheiro do CRCPR, tenho acompanhado e percebo a evolução constante na entidade, em todos os setores, trazendo um alto nível de satisfação entre os contadores e técnicos inscritos nos eventos e sendo motivo de orgulho desses pelo seu órgão de classe.

CRCPR Online: Como o senhor avalia as transformações pelas quais o CRCPR vem passando ao longo dos últimos anos?

RBCF: Fui conselheiro há alguns anos e retornei ao Plenário desta Casa em 2022. As mudanças são muitas, sempre para melhor e cada vez mais rápidas. Nestes dois anos e meio, e tenho verificando a evolução constante que está ocorrendo dentro do CRCPR, em todos os setores, fazendo com que o nível de satisfação entre os contadores e técnicos em contabilidade registrados no Paraná tenham realmente motivo para orgulhar do seu conselho de profissão regulamentada.



Integrantes da Comissão CRCPR Empreendedorismo:

  • Claudemir Aparecido Matiusso 
  • Adriano Anderson Rosa 
  • Diego Mauricio Paim Bottcher 
  • Everson Luiz Lopes   
  • Rodrigo Luiz Glesse 
  • Miriam Da Silva Braz (representante do Sescap- Paraná) 
  • Marcos Ferreira (representante do Sescap- Londrina) 
  • José Santos Bueno (representante do Sescap- Campos Gerais) 

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.