O contador Helton Carlos Corrêa é o delegado representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na região de Toledo desde janeiro de 2021. Os delegados representantes do CRCPR são profissionais da contabilidade nomeados para representar a instituição em suas bases regionais, além de prestar atendimento a profissionais e organizações contábeis quanto a assuntos relacionados ao Conselho. A atividade é honorífica (não remunerada) e o procedimento de escolha é realizado pelo CRCPR entre os candidatos que possuam registro ativo e regular.

Em 2020, foi implantado o novo Regramento de Funcionamento das Delegacias do CRCPR, com novas formas de atuação dos delegados representantes e com a possibilidade de candidatura aberta, conforme condições e requisitos especificados na Resolução CRCPR n.º 820/2020 e na Resolução CFC n.º 1.557/2018.

Nesta entrevista, Helton Carlos Corrêa conta um pouco da sua trajetória profissional e do trabalho do CRCPR na região.

CRCPR Online: Qual foi a sua motivação para se candidatar à função de delegado representante do CRCPR?

Helton Carlos Corrêa (HCC): A partir de um convite, do antigo delegado, Sr. Rogério, que mencionou que estava deixando essa função que exercia há um longo período. Decidi me candidatar para ser o delegado em nossa regional de Toledo, visando desempenhar um papel ativo na promoção e representação de nossa classe, fortalecendo nossa categoria e contribuindo junto ao CRCPR.

CRCPR Online: Quanto à comunidade contábil da região de Toledo, como tem atuado?

HCC: Minha visão atual é de que o CRCPR oferece um suporte valioso, e como delegado, tenho me esforçado para transmitir essa visão da melhor maneira possível. Isso envolve orientação, esclarecimento sobre registros, quais documentos são necessários e como apresentar uma defesa adequada em caso de questionamentos. Como delegado do CRCPR, sinto que estou mais próximo da entidade e do suporte que ela oferece aos contadores.

CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e envolvimento com o CRCPR?

HCC: Me formei em Administração e fiz uma pós-graduação em Gestão Empresarial, pois em princípio minha intenção não era trabalhar na área contábil, já que meus pais tinham um comércio e não estavam muito receptivos às minhas "ideias revolucionárias", como é comum entre os recém-formados. Depois, decidi trabalhar na área contábil e concluí outra graduação, desta vez em Ciências Contábeis, para obter o registro. Além disso, realizei uma pós-graduação na área de Publicidade e Vendas. Minha carreira na contabilidade começou em um dos maiores escritórios de contabilidade de Toledo, onde trabalhei por 3 anos e meio. Comecei como assistente, evoluí na empresa, tornando-me digitador fiscal, o que me proporcionou um aprendizado significativo. Após essa experiência, trabalhei por mais de 8 anos em outro escritório de contabilidade, onde atuei na área fiscal, auxiliando nos lançamentos contábeis. Posteriormente, surgiu a oportunidade de gerenciar um escritório de contabilidade, onde trabalhei por mais 2 anos, envolvendo-me no gerenciamento, questões fiscais e declarações, além de estabelecer relações com os clientes. Em seguida, decidi atuar como contador em grupos de empresas. Então, recebi o convite para ser o contador responsável de uma cooperativa em Toledo, com diversas unidades em diferentes setores. Mais tarde, em 2019, trabalhei de forma independente, prestando serviços de contabilidade para diversas empresas. Devido à demanda crescente e a necessidade de um espaço físico para atender os clientes, abri meu próprio escritório no centro de Toledo. Desde então, continuo expandindo meu negócio, atendendo a uma variedade de empresas e clientes. Hoje, estou totalmente dedicado a esse empreendimento, que está completando 4 anos.

CRCPR Online: Depois que se tornou delegado representante, o que mudou na sua visão em relação à entidade?

HCC: Com o tempo, adquiri mais clareza e maturidade, algo natural à medida que evoluímos e crescemos. A vida nos ensina muito sobre como as coisas funcionam no dia a dia. Anteriormente, eu tinha a impressão de que o CRCPR talvez oferecesse um apoio limitado aos contadores. No entanto, agora percebo que há muito mais recursos e oportunidades disponíveis, muitos deles gratuitos, como cursos para aprimoramento profissional. Minha experiência me permitiu compreender como o CRCPR opera internamente, incluindo como as comissões avaliam as defesas e outros procedimentos. Essa perspectiva interna é vital, e posso compartilhá-la com outros contadores que talvez não tenham tido a oportunidade de conhecê-la. É importante lembrar que a evolução é constante em todas as áreas da vida, e sempre há espaço para melhorias. No entanto, em geral, minha experiência como delegado tem sido extremamente gratificante, e vejo o CRCPR como uma instituição próxima e dedicada a atender às necessidades dos contadores. É uma experiência muito enriquecedora e gratificante fazer parte desse processo.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.