O contador Rafael José Gaitkoski é o delegado representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na região de Pranchita. No dia 12 de setembro, o programa CRCPR em Sua Região estará na cidade. O evento contará com a presença do delegado, do presidente do Conselho, Laudelino Jochem, e do VP de Administração e Finanças, Everson Breda Carlin. Na ocasião, serão apresentados projetos da atual gestão, as atividades institucionais, os produtos do CRCPR e a realidade atual da profissão no Brasil.

Os delegados representantes do CRCPR são profissionais da contabilidade nomeados para representar a instituição em suas bases regionais, além de prestar atendimento a profissionais e organizações contábeis quanto a assuntos relacionados ao Conselho. A atividade é honorífica (não remunerada) e o procedimento de escolha é realizado pelo CRCPR entre os candidatos que possuam registro ativo e regular.

Nesta entrevista, Rafael Jose Gaitkoski conta um pouco da sua trajetória profissional e do trabalho do CRCPR na região.

CRCPR Online: Qual foi a sua motivação para se candidatar à função de delegado representante do CRCPR?

Rafael Jose Gaitkoski (RJG): O convite foi feito pelo ex-delegado Bolivar José Rizzi. Naquela época, eu trabalhava como colaborador em seu escritório aqui em Pranchita, onde também acompanhava o funcionamento cotidiano da delegacia. Esse convite me motivou consideravelmente, uma vez que a nossa profissão desfruta de grande prestígio na sociedade. Nesse contexto, aceitar essa tarefa significaria não apenas contribuir para a causa, mas também defender ativamente a minha classe.

CRCPR Online: Quanto à comunidade contábil da região de Pranchita, como tem atuado?

RJG: Por se tratar de uma das delegacias de menor porte em nosso estado, estabeleci bons contatos com os colegas contabilistas antes mesmo de assumir o cargo de delegado. Esse prévio relacionamento facilitou consideravelmente as interações, já que sempre estive à disposição para auxiliar e esclarecer dúvidas, em conjunto com o sindicato que representa nossa classe. Além disso, mantenho uma ligação próxima com a faculdade Unetri, o que me permite acompanhar de perto a formação dos novos contabilistas, visando contribuir para o desenvolvimento da próxima geração de profissionais da área.

CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e envolvimento com o CRCPR?

RJG: Minha trajetória profissional iniciou em agosto de 2001, quando ingressei como office boy, no escritório do senhor Bolivar Rizzi, localizado aqui em Pranchita. Desde o início, obtive diversas oportunidades para meu crescimento. Em 2008, concluí o curso de Ciências Contábeis no Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná (Unics), em Palmas (PR). Esse marco representou não apenas a conclusão da minha formação, mas também o momento em que assumi as responsabilidades técnicas do escritório. Os anos passaram, e em 2019, juntamente com dois sócios, tivemos a oportunidade de adquirir o escritório que outrora pertencia ao senhor Bolivar. Desde então, temos administrado a empresa com sucesso, e é nela que continuo a desempenhar minhas atividades até os dias atuais.

CRCPR Online: Depois que se tornou delegado representante, o que mudou na sua visão em relação à entidade?

RJG: Eu já possuía alguma familiaridade com as operações do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), pois auxiliava o delegado anterior e estava envolvido em suas atividades. No entanto, após assumir a mesma posição, percebi a verdadeira amplitude da importância de defender a minha profissão. Tornei-me mais consciente de que o CRCPR não desempenha apenas um papel fiscalizador, mas também opera com a função fundamental de prover orientação e apoio essenciais aos profissionais da contabilidade.

Em setembro, CRCPR em Sua Região estará em Pranchita

No dia 12 de setembro, às 17h, o CRCPR em sua Região estará em Pranchita.

O encontro acontecerá na UNETRI Faculdades e contará com a presença do delegado representante da região, além de membros da diretoria, conselheiros e funcionários do CRCPR.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.