O contador Everaldo Bonsenhor é o delegado representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na região de Paranaguá. No dia 27 de outubro, a cidade receberá a 1.393ª Reunião Plenária do CRCPR, nas dependências do Palácio Carijó, na Câmara Municipal de Paranaguá, a partir das 9 horas, e será aberta à participação da comunidade contábil local.

Os delegados representantes do CRCPR são profissionais da contabilidade nomeados para representar a instituição em suas bases regionais, além de prestar atendimento a profissionais e organizações contábeis quanto a assuntos relacionados ao Conselho. A atividade é honorífica (não remunerada) e o procedimento de escolha é realizado pelo CRCPR entre os candidatos que possuam registro ativo e regular. Em 2020, foi implantado o novo Regramento de Funcionamento das Delegacias do CRCPR, com novas formas de atuação dos delegados representantes e com a possibilidade de candidatura aberta, conforme condições e requisitos especificados na Resolução CRCPR n.º 820/2020 e na Resolução CFC n.º 1.557/2018.

Nesta entrevista, Everaldo Bonsenhor conta um pouco da sua trajetória profissional e do trabalho do CRCPR na região.

CRCPR Online: Qual foi a sua motivação para se candidatar à função de delegado representante do CRCPR?

Everaldo Bonsenhor (EB):  Tenho mantido minha empresa de contabilidade desde 1989, totalizando 34 anos de atividade. Tudo o que conquistei, incluindo minha família, esposa, dois filhos, sede e casa própria, oportunidades de viagens, entre outros, devo à minha carreira como contador. Aqui, a palavra "gratidão" é fundamental. Refiro-me a ela porque participo de um dos CRCs mais ativos do Brasil. Um CRC que se dedica à fiscalização e à defesa da qualidade dos trabalhos realizados. Tenho profundo respeito pelas lideranças do CRCPR, como o presidente Laudelino, o diretor superintendente Gerson e outros conselheiros. Admiro a conduta ética e o carinho com que eles tratam a classe contábil do Paraná. Foi com esse sentimento de gratidão que aceitei a missão de representar o CRCPR aqui no litoral do Paraná, porque serei eternamente grato por tudo o que o CRCPR fez e continua fazendo pela nossa classe.

CRCPR Online: Quanto à comunidade contábil da região de Paranaguá, como tem atuado?

EB: Durante a minha jornada representando a classe contábil do litoral, acumulei diversas funções e responsabilidades. De 2008 a 2013, fui presidente do Sindicato dos Contabilistas do Litoral Paranaense (Sincolpar). Também atuei como conselheiro do CRCPR, de 2012 a 2013, e fui coordenador da Comissão Jovem Contabilista do CRCPR. Essa dedicação à classe contábil já existe há muitos anos. Agora, como delegado do CRCPR no litoral, continuo a missão de manter a unidade e o respeito da classe contábil perante a sociedade e a órgãos públicos, representando o CRCPR com grande empenho. Minha empresa, "Bonsenhor Contabilidade", sede da delegacia do CRCPR no litoral, tem sido um local de inúmeros atendimentos, como solicitações de parcelamento de dívidas, registro de profissionais, entrega de carteiras de identidade profissional. Ocorrem cerca de 10 atendimentos por mês em processos administrativos. Participo regularmente das reuniões mensais dos contadores da região, o que me permite compartilhar informações sobre as últimas novidades do CRCPR, incluindo eventos e cursos. Além disso, participo das reuniões mensais dos delegados representantes, nas quais o CRCPR compartilha atualizações e informações essenciais para podermos continuar representando com excelência em nossa região.

CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e envolvimento com o CRCPR?

EB: Minha jornada na contabilidade começou bem cedo, como office-boy. Concluí minha formação como técnico em Contabilidade em 1989 e como bacharel em Ciências Contábeis em 1994. Aos 19 anos, já tinha adquirido um conhecimento abrangente sobre as operações de um escritório contábil, e foi assim que, em 19 de julho de 1989, iniciei minha trajetória como empresário da contabilidade, fundando a Organização Técnica Contábil (ORTEC), que em 1997 passou a se chamar Bonsenhor Contabilidade. Atualmente, formamos uma extensa família com mais de 60 colaboradores diretos. Ao longo dos anos, assumi papéis significativos, incluindo a presidência do Sindicato local, a direção da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar) e, como conselheiro do CRCPR, quando realizei meu sonho e expresso meu profundo sentimento de gratidão. Em 2022, assumi a posição de delegado representante do CRCPR e estou extremamente contente por poder continuar contribuindo para o desenvolvimento da classe contábil.

CRCPR Online: Depois que se tornou delegado representante, o que mudou na sua visão em relação à entidade?

EB: Tinha uma visão equivocada do CRCPR, enxergando-o apenas como um órgão fiscalizador que arrecadava recursos. No entanto, a partir de 2008, minha perspectiva começou a mudar. Através das reuniões trimestrais da Fecopar, dos Sindicatos e do CRCPR, pude perceber que o Conselho sempre esteve ao lado dos contadores. A partir desse momento, não conseguia mais conceber a profissão de contador sem a presença dos CRCs para fiscalizar, registrar e capacitar. Durante meu mandato como conselheiro, pude vivenciar de perto o trabalho incansável do CRCPR em prol da nossa classe. Testemunhei o comprometimento do presidente e dos conselheiros, que dedicam seu tempo e esforço, sem remuneração, por amor à profissão, mantendo-a representada em todo o Paraná. Hoje, na posição de delegado representante e com a liderança atual, percebo que estamos vivendo o melhor momento do CRCPR. Estamos levando inovação e conhecimento a mais de 35.000 profissionais da contabilidade do Paraná, o que reforça a importância do CRCPR em nosso setor.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.